Marques de Casa Concha faz 40 anos

A vinícola Concha Y Toro está em festa! A sua linha de vinhos Marques de Casa Concha, que homenageia o fundador da vinícola, faz 40 anos em 2016.

Marcelo Papa, o enólogo responsável pela produção, esteve no Brasil para um almoço com a imprensa e contou algumas novidades que vem por aí e eu pude provar já algumas delas. O principal é que eles estão trabalhando com menos madeira, deixando o vinho mais leve e fácil de beber. Pude comprovar isso claramente no Chardonnay, que se você abrir uma garrafa mais antiga (2010, 2011 por exemplo) beberá um vinho super encorpado. Se comprar uma garrafa do 2014 ou 2015 verá que é outro vinho, bem mais vibrante, alegre e muito mais gastronômico.

O Cabernet Sauvignon, líder de vendas da sua linha, também teve mudanças e está com aromas mais abertos de frutas e menos madeira, chocolate, baunilha. Me agradou muito.

O único que ainda não passou por mudanças é o Carmenere, que segundo Papa, é uma variedade que precisa de afinamento, por isso não terá grandes mudanças. Provei também esse e continua impecável, como sempre.

Por fim, ficamos sabendo de uma sutil mudança nos rótulos, que a partir da próxima safra já estarão valendo. Ainda temos um tempo com os rótulos atuais, mas é sempre bom saber que estão pensando em renovação.

marques_daniel

E se tiver oportunidade de visitar a vinícola lá no Chile, não deixe de fazer o tour e provar os vinhos. Certamente será um ponto alto de sua viagem.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>