Marichal Reserve Blanc de Noir – Chardonnay 2010 (um vinho bem diferente)

Esse vinho é feito com as uvas Pinot Noir e Chardonnay”. Foi o Juan Marichal (enólogo e proprietário da Marichal) falar isso e eu arregalar os olhos, me espantar por alguns segundos e depois verificar um vinho e cor alaranjada na taça, me esperando.

Nunca tinha provado nada igual. Já provei vinhos que eu considero diferentes, como um corte com Chardonnay e Sauvignon Blanc com e sem madeira, Pinot com Tannat (que é do Marichal também), Nebbiolo com outras uvas, mas Pinot Noir e Chardonnay, desse jeito, nunca.

Você pode falar: “Mas e os espumantes?”. Sim, os espumantes têm essas uvas em seus cortes, mas agora estou falando de um vinho que é tranquilo, ou seja, que não é espumante. E também estou falando da uva Pinot Noir, que é tinta, sendo vinificada “em branco”. Calma que eu explico: todas as uvas, mesmo as tintas, tem a sua polpa branca e se o enólogo quiser, ele pode fazer um pinot noir, por exemplo, da cor branca. É só separar as cascas da polpa logo no começo da maceração.

Mas deixando o papo técnico de lado, o que vale falar é que esse vinho é muito interessante. Ele tem uma coloração alaranjada, bem brilhante. É muito fresco no nariz e na boca, com toques lembrando frutas vermelhas bem levinhas.

Sabe aqueles vinhos elegantes, que vão bem de entrada, quando você vai receber convidados, por exemplo? É esse!

Mas ele vai muito bem também com uma comida leve e até com saladas. Acredito que vá agradar o paladar das pessoas que gostam de vinhos não tão estruturados. Se você também gosta de conhecer vinhos diferentes, precisa provar esse.

E o melhor: custa só 55 reais. Gostei bastante! O Marichal Reserve Blanc de Noir Chardonnay (e toda a linha Marichal) está à venda na Ravin.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1
  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>