Luiz Argenta Brut Rosé

Antes de falar sobre o espumante, é importante contar um pouco sobre a vinícola Luiz Argenta, que é pra mim uma das mais bonitas e mais tecnológicas que eu conheço no Brasil. Situada em Flores da Cunha – RS, onde foram plantadas as primeiras uvas viníferas no país, tem um projeto arquitetônico de deixar qualquer um impressionado.

Toda a cantina é altamente tecnológica e como o próprio enólogo gosta de destacar sempre, é totalmente gravitacional, ou seja, as uvas não são prensadas em momento algum. Todo o processo acontece “descendo os andares”, começando no térreo onde as uvas são separadas e levadas para os andares de baixo. A sala de barricas é um espetáculo à parte, que conta com uma acústica de impressionar (e de fazer algumas brincadeiras legais com o eco também).

Produzem vinhos tranqüilos (que pra mim o destaque é o Merlot) e espumantes. E dessa vez eu provei o rosé, que é feito com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, pelo método charmat. A vinícola está se preparando para trabalhar com o método champenoise, mais ainda não tem nenhum produto feito por esse método à disposição para consumo.

Com uma coloração cereja muito viva, possui uma boa espuma e bom perlage. Seus aromas são finos, lembrando frutas vermelhas, toques cítricos e um final adocicado, como mel.

Mas o que mais chama a atenção desse espumante é quando colocamos em boca. Ótima acidez e nenhum amargor, fazendo com que tenhamos uma sensação muito agradável e convidativa para o próximo gole. Nada fácil de encontrar em rosés brasileiros, que sempre têm uma pontinha de amargor no final.

Servi de entrada, acompanhando alguns quitutes como queijos curados e sementes. Foi muito bem e tenho certeza que iria bem também com carnes em um churrasco, num dia quente, por exemplo.

Não sei dizer sobre o preço aqui em São Paulo (e em outras regiões do Brasil), pois a distribuição não é muito grande, mas acho que custa em torno de 50 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Daniel,
    Comprei uma caixa desse espumante para o reveillon 09/10. Consegui uma promocao e paguei menos de R$30. Realmente eh um excelente produto com bom perlage e cremosidade. Garrafa e rotulos bonitos mas me decepcionou a falta de informacao no rotulo. Nao citam nem as uvas nem o metodo. Esse tipo de informacao ajuda muito e da credibilidade ao produto. Fica a dica para os produtores.
    Abs,
    Ale

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>