Lidio Carraro Grande Vindima Merlot 2005

É fato que o ano de 2005 foi um grande ano para a colheita e para a produção de vinhos aqui no Brasil. Não é à toa que os vinhos brasileiros dessa safra não são fáceis de se encontrar, e geralmente, quando colocados para alguma degustação ao lado de outros vinhos de outros anos, saem-se melhor.

Tive então a sorte de provar esse vinho da Lidio Carraro, que une um bom ano a uma boa casta, que é a Merlot (esse é feito 100% com essa uva, lá de Encruzilhada do Sul), que é inclusive emblemática do nosso país.

Primando pela qualidade, a Lidio Carraro sempre apresenta vinhos excelentes e que merecem destaque. E com esse não foi diferente. Mas atenção: se for beber esse vinho, eu recomendo que se deixe aerar por um tempo, se possível. Ele precisa de um tempo para respirar e com certeza vai “retribuir” com ótimos aromas, pois logo ao ser aberto ele ainda está bem fechado, sem apresentar muitos aromas. Com o tempo, surgem toques de frutas vermelhas, terra molhada, chocolate e toffe.

Em boca apresenta uma boa acidez e um bom corpo. Seu final é relativamente longo e com um mínimo de amargor, que não atrapalha.

É um belo Merlot, que apresenta muito bem as características do terroir brasileiro.

Esse custa em torno de 90 reais (pelo site da vinícola. Pode variar de acordo com a loja e região). Não é o vinho brasileiro mais barato que já vimos, mas sua qualidade recompensa.

Se tiver oportunidade, prove. Não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 2
  2. 3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>