Leopards Leap Pinotage Shiraz 2008

Esse é um bom vinho para o dia a dia, principalmente para quem quer sair dos tradicionais “Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat”. Produzido pela Leopards Leap na África do Sul, o vinho foi trazido pela Sociedade da Mesa, um clube de vinhos que tem o propósito de agregar pessoas para uma compra coletiva, tornando o valor unitário mais barato.

Esse é feito com 52% de Pinotage e 48% de Shiraz, duas castas que são bastante freqüentes na África do Sul e a primeira é considerada inclusive uma uva emblemática daquele país.

O vinho é leve e fácil de beber. Tem aromas fáceis de serem identificados, com predominância de frutas vermelhas como cereja. Ao agitar a taça dá pra sentir um pouco de chocolate e baunilha, que deve ser pelo tempo que passa em barrica.

Em boca percebe-se o seu álcool (tem 14,5%) esquentando a boca. Seu final é curto/médio, mas sem amargor, o que ajuda bastante. A Sociedade da Mesa sugeriu beber o vinho entre 17 e 24 graus de temperatura. Eu acho que isso é alto. Eu testei com ele mais quente (em torno de 22 graus) e depois gelei um pouco. Sem dúvida, aos 16 graus ele fica mais agradável. Você notará que terá um pouco menos de aromas, mas em boca ficará melhor.

Também não guardaria muito tempo esse vinho, pois não me parece ter potencial de guarda longo. Se comprar, o melhor mesmo é beber logo. Aproveite aqueles dias de semana em que você prepara aquela comida que chama um vinho, mas que pela correria do dia a dia você acaba não querendo abrir um grande vinho para acompanhar. Um bife à parmegianna deve ir bem com ele, bem como uma massa ao pomodoro.

Mas, como sempre, o que vale é a experiência. Se você testar com algum outro tipo de comida e tiver dado certo, conte aqui.

E se quiser ver mais algumas sugestões de harmonizações e ocasiões para beber o vinho, acesse o site da Leopards Leap, que tem algumas dicas bem legais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>