L´Enclos Merlot 2005 – D´OC Domaine de Granoupiac

lenclos A França é indiscutivelmente o país do vinho. Lá são feitos os melhores, mais aclamados e principalmente mais caros vinhos do mundo.

Mas como em todo país vitivinicultor, existem os ícones (e no caso da França podemos citar muitos, dentre eles o Petrus, Chateau Margaux, Haut-Brion, Rotschild, e muitos outros), mas também existem os vinhos mais acessíveis.

E pra quem não pode ter, ou simplesmente não se interessa por isso, existem vinhos como esse que comentamos agora, que é feito no Languedoc-Rousillon, região ao sul da França, também muito famosa por vinhos de qualidade.

Esse é feito 100% com a uva Merlot. Os Merlot´s franceses são bem famosos (e muito bons), vide o nosso ícone Petrus.

Mas voltando ao nosso L´Enclos, apresentou uma coloração rubi escura, mais até do que eu imaginava que teria. Um pequeno halo de evolução, mostrando sua jovialidade. Note que o importador informa que pode ser guardado por até 8 anos. Eu não saberia confirmar essa informação, mas posso dizer que está bom agora, mas poderia também ser guardado por mais algum tempo.

No nariz, algumas especiarias e uma fruta bem suave, com destaque para cereja e ameixa preta. Nota-se também toques amadeirados.

Em boca, um bom equilíbrio, sem sobrar nada. Seu final tem média a longa persistência, com taninos bem redondos (sem deixar amargor depois de bebido).

É um vinho que custa em torno de 40 reais, que eu considero um bom valor, pois tem bastante qualidade. Pela sua suavidade, harmoniza bem com pratos leves, como carnes grelhadas. Eu arrisquei com um peixe com molho vermelho e foi bem.

Sem dúvida, um vinho para nos deixar com o gostinho da França e com vontade de pegar o primeiro avião e passear pelos vinhedos. Se esse, que é um vinho “simples” é bom, imagina os ícones…

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Opa Daniel,

    Quem importa este Merlot? Até agora não me decepionei com nenhum vinho que provei do Languedoc-Roussiolon. Mesmo um syrah muito simples, de R$14, tinha algo a dizer e era superior a muito do que encontramos nesta faixa de preço, quer nacionais ou do cone sul.

    Abs.,
    Marcus
    azpilicueta96.blogspot.com

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>