Juan Carrau Pinot Noir de Reserva 2009

O Uruguai é famoso (quando se fala em vinhos, claro), pelo seu Tannat. Estive lá e pude comprovar que realmente fazem vinhos muito bons e o que mais me chamou a atenção foi que a maioria que eu provei não eram aqueles vinhos vinho “rústicos, duros, tânicos e difíceis de beber”. Pelo contrário, são vinhos muito elegantes e muito bem trabalhados.

E uma coisa que me chamou a atenção foi em relação ao cultivo de outras uvas e uma delas foi a Pinot Noir.

Pinot Noir no Uruguai é leve, delicada, com uma boa complexidade. Gostou da idéia? Então um dos vinhos que você pode provar é o Juan Carrau Pinot Noir de Reserva 2009. Esse é um vinho que apresenta algumas características bem interessantes, como a sua cor, que é clara, cereja, bem brilhante e chamativa.

No nariz tem aromas bem definidos de cerejas com um leve toque de baunilha (fica 6 meses em barricas francesas e americanas). Na boca tem uma ótima acidez e os aromas se confirmam. É daqueles vinhos que tem um corpo médio, mas que enganam um pouco. A gente pensa que é um vinho leve, mas cuidado, porque ele tem uma boa força.

Eu harmonizei com uns salames do Uruguai mesmo (provei esse vinho lá) e deu muito certo.

Os vinhos da Carrau são importados no Brasil pela Zahil, mas acho que esse não está no portfólio.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>