J.L. Wolf Pechstein Riesling Spätlese 2005

A uva Riesling, pelo menos pra mim, sempre lembra delicadeza e elegância. Talvez porque tenhamos em mente os grandes Rieslings da Alsácia. Não sei ao certo de onde vem essa associação, mas sei que é verdadeira.

E é verdade também que eu não tenho provado muitos vinhos dessa uva, talvez pelos seus preços (bons rieslings infelizmente são caros) ou pela falta de oportunidade mesmo.

Mas para me ajudar sempre tem a minha amiga Silvia Cintra Franco (Vinho&Gastronomia). Quando falei isso pra ela, ela prontamente (e generosamente) me deu essa garrafa para provar, que veio junto com ótimas recomendações.

Vinho provado e aprovado. Como era de se esperar por conta da sua classificação Spätlese, esse vinho tem tanto aromas quanto sabores adocicados, mas não confunda com vinhos doces. São aromas voltados para frutas brancas, com um toque floral bastante presente e um final que lembra amêndoas e outras sementes.

Em boca tem um bom corpo, conivente com a sua proposta, ou seja, não é muito encorpado, mas eu também não esperava isso, e um final longo e também adocicado, mas muito levemente.

Provei o vinho harmonizando com alguns pratos para testar e o que melhor se encaixou foi realmente uma salada de folhas, bem delicada e com pouco tempero. Com alguns queijos até foi bem, mas não tanto quanto com a salada.

É um belo vinho, que mostra bem a tipicidade da uva e com o seu excelente equilíbrio evoca sempre o próximo gole.

Esse é produzido na região de Pfalz, na Alemanha, pela J.L Wolf, uma casa centenária que passou por diversos proprietários e em 1996 teve uma grande reestruturação. Parece que deu certo, pelo menos pelo que eu provei.

Aqui no Brasil é comercializado pela Expand e custa em torno de 120 reais. Um bom preço para o seu nível de qualidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>