Iris Creation Red 2014 – Bulgária

Beber vinhos de países produtores “diferentes” é algo sempre interessante e que pode trazer ótimas experiências. Quem me ajuda muito nisso é a Winelands, um clube de vinhos e e-commerce que tem os países “tradicionais” em seu portfólio, mas também traz de alguns lugares como a Bulgária.

De lá eu já provei alguns vinhos, inclusive do mesmo produtor, o Chateau Burgozone. Sempre com ótima qualidade e principalmente, muito caráter, os vinhos deles marcam e são daqueles que a gente não esquece, não só por ser de um país “exótico”, mas por serem diferentes e intensos.

E esse, o Iris Creation Red 2014, um 100% Syrah não foge à regra. É intenso, potente e com aromas bastante pronunciados. Lembra frutas negras e aquele bom e velho toque de pimenta, característico da uva Syrah, aparece aqui com toda a sua elegância. Além disso já mostra alguns aromas mais tendendo aos balsâmicos, mostrando que o vinho já teve uma boa evolução, por isso se comprar, abra! Não vale a pena guardar.

Vai muito bem com carnes também intensas e se quiser, com um pouco de pimenta. Se quiser arriscar uma harmonização mais inusitada, pode até pensar em algo doce com chocolate, mas que não seja muito doce (talvez aqueles amargos, com mais % de cacau).

É um vinho que custa em torno de R$ 200,00 e que merece ser aberto em um momento especial, para ser bebido com calma e eventualmente, com amigos. Se quiser colocar no decanter, ele vai aerar e ficar ainda melhor.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>