In Situ Reserva Chardonnay 2008

Degustar esse Chardonnay chileno, do Aconchagua Valley foi uma boa surpresa. Pra falar a verdade, não esperava muita coisa dele, por ter provado outro da mesma vinícola que deixou bastante a desejar.

O In Situ Chardonnay Reserva 2008, da Viña San Esteban, no entanto, tirou essa impressão ruim que eu tinha. Sua cor palha demonstrava um vinho jovem e fresco. Nota comprovada pelos seus aromas de abacaxi, pêssego, algo de pêra e um pouquinho de borracha. Aromas minerais apareceram, mas muito timidamente.

Na boca teve boa acidez e álcool bem equilibrado. Só a persistência que não foi das melhores, mas dentro do esperado.

Mas como todo vinho tem a sua história, fui buscar no site da vinícola mais informação e vi que a imagem de seu rótulo é uma fotografia das marcas nas rochas, deixadas por civilizações antepassadas nas terras que hoje são os vinhedos da propriedade. Não contam muito mais do que isso, então a gente pode só especular, mas vale a pena fazer um exercício e imaginar o que pode ter sido lá e o quanto isso pode ter contribuído para o vinho.

Aliás, isso é um exercício realmente interessante para qualquer vinho: já pensaram quantos fatores influenciam num terroir? O que hoje é um vinhedo, pode antes ter sido uma plantação de milho, ou talvez um pasto de gado, ou até mesmo uma cidade…

Uma coisa é certa: não sabemos o que tinha antes nos vinhedos da San Esteban, mas sabemos que trouxe boa influência para seus vinhos!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>