Identidade Arinarnoa 2006

Conheci a linha Identidade quando estive visitando a vinícola Casa Valduga, lá no Vale dos Vinhedos. Suas instalações são fantásticas, primando pela qualidade e beleza arquitetônica.

A linha é composta por 3 vinhos varietais: Ancelotta, Marselan e Arinarnoa. Falaremos hoje sobre esse último. A casta Arinarnoa é um cruzamento entre a Merlot e a Petit Verdot, que é produzida em Encruzilhada do Sul, bem ao sul do Brasil, resultando num vinho muito aromático e estruturado.

casa_valduga_arinarnoaAinda um pouco mais sobre a linha “Identidade”: a idéia foi deixar um espaço em branco no rótulo para que o consumidor pudesse colocar a sua marca, seja uma impressão digital ou a sua assinatura. Boa idéia do pessoal da Valduga, que conseguiu unir um bom vinho a uma boa campanha de marketing.

Mas agora falando especificamente sobre esse vinho, nota-se logo de cara que é um vinho bem estruturado e potente pela sua coloração rubi intensa e intransponível. Apresenta um leve halo de evolução, mas ainda me parece bem jovem.

No nariz destacam-se aromas de frutas negras, mas o que predominam são os terciários, com destaque para couro e tabaco.

Em boca tem uma boa estrutura, taninos bem presentes (que eu acredito que vão ser amaciados com o tempo), final relativamente longo e sem amargor.

É um vinho muito saboroso e que se utiliza da força da Arinarnoa, que me pareceu conseguir pegar bem a força da Petit Verdot e os aromas da Merlot. Uma belíssima combinação resultando numa casta que merece destaque.

Comercializado a aproximadamente 40 reais, não é fácil de se encontrar em São Paulo, devido principalmente à sua produção limitada. Já provei todos da linha e posso assegurar que valem a pena, tanto pela qualidade quanto pelo custo.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

7 Comentários

  1. 1

    Daniel, assino embaixo!

    Já bebi esse vinho em algumas oportunidades e acho que uns 20 minutos no decanter lhe caem bem. A linha é interessante mesmo e com bom preço.

    O Marselan eu já comentei no blog e é o que está melhor pra consumo atualmente (eu acho).

    Abraço.

    Gil

  2. 2

    Olá Gil
    Eu também gostei do Marselan, mas não encontro por aqui.
    E só complementando a informação do post, ele é encontrado a 40 reais lá no sul. Aqui eu já achei por até 70 reais. Aí fica difícil…
    Tem um representante deles aqui em São Paulo que eu estou para visitar há algum tempo. Vou ver se passo lá para pegar um Marselan e depois trocamos impressões.
    Abs

    Daniel

  3. 3

    Gosto de sua preocupação com o vinho nacional, que é tb a minha. Afinal foi uma industria que nos seus moldes atuais nossaa geração viu nascer. Me orgulho muito desse periodo ter coincidido com meu tempo da Gazeta Mercantil onde pude falar bastante dos vinhos nacionais. Você com o espaço que tem precisa fazer uma campanha de conscientização sobre a distribuição desses vnhos.Se já não é estas coisas em São Paulo, imagina no resto do País.Precisamos urgente de um gtande distribuidor que trabalhe com varias marcas…Tenho certeza que é rentável.Aqui no interior de Minas chega Miolo (básicos)e Aurora que faz um excelente trabalho. Por favor, encampe esta idéia…

  4. 4

    Oi Regina
    Obrigado por apoiar a iniciativa. Eu acho realmente que temos bons vinhos nacionais e que precisam de incentivo (e uma pequena ajuda do governo quanto aos impostos não seria nada mal também).
    Sempre que posso divulgo os vinhos nacionais aqui e continuarei fazendo sim. Fico contente de poder contar com pessoas como você.
    Se tiver alguma sugestão de vinho, pode mandar, que será muito bem vinda.
    Um abraço
    Daniel

  5. 5

    Puxa!!! acho muito legal quando encontro em minhas navegações nos meus horários de folga, comentários de pessoas que apreciam bons vinhos brasileiros , um orgulho enorme de aproveitar para falar de uma pequena vinícola de vinhos artesanais com produção limitada aqual chamada-se VINÍCOLA MARCO LUIGi.Uma linda Vinícola que elabora vinhos maravilhosos por isso,deixo-lhes uma dica muito legal para todos os seus leitores;quando forém ao Vale dos Vinhedos visitem a Marco Luigi e perçam para conhecer a Vinícola e depois comentem para os amigos pois irão adorar;conhecer,visitar e degustar vinhos e espumantes na Vinícola Marco Luigi um maravilhoso e inesquecível lugar …
    Abraço.

  6. 6

    Olá Suzy, obrigado por participar.
    Eu conheço os vinhos da Marco Luigi e realmente são muito bons.
    Se tiver algum em especial para recomendar, pode mandar.
    Um abraço

    Daniel

  7. 7

    Olá….utilizei do blog para buscar informações sobre a nova aquisição da adega e apenas para dar um pouco mais de informação para o pessoal daí de cima, aqui em Porto Alegre o Identidade Arinarnoa 2006 saí a 47,50 (data de hoje 30/07/2010).
    Abraços e bom trabalho por aí.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>