I balzini Green Label 2007

Em meus garimpos habituais, estive na Casa Flora, que fica próxima ao Mercado Municipal, em São Paulo. A busca era por vinhos portugueses bons e baratos. Encontrei e comprei vários, mas ao terminar minha busca, perguntei ao vendedor o que mais ele tinha de interessante, numa faixa de preço de até 50 reais.

Foi assim que eu conheci o I balzini, que é feito com as uvas Sangiovese e Mammolo. Bem, só por essa segunda uva, que é diferente das tradicionais, eu já me encantei. Quando ele me disse que a garrafa utiliza rolha de vidro, não tive dúvida. Era esse que eu levaria.

Como já comentei aqui, há uma corrente de pesquisadores (e palpiteiros) trabalhando com a idéia de se utilizar rolhas de vidro para os vinhos. A justificativa é que com essa tampa não há risco de contaminação por fungos (como acontece com a rolha de cortiça) e também não há distorção no sabor do vinho (como nas rolhas sintéticas), sem contar que as cascas das árvores que produzem a cortiça são preservadas. Discussões à parte, eu sou fã da rolha de vidro pelo seu visual, sua estética. Mas vamos ao vinho, que é o que importa de verdade nesse momento.

Produzido pela D ´Isanto& D ´Isanto na região da Toscana Central, é um vinho que mostrou uma evolução muito bacana de se acompanhar, desde a sua abertura até o final da garrafa. Quando abri, vieram aromas muito intensos de frutos vermelhos como cereja e framboesa. Após algum tempo, apareceu um aroma herbáceo, como grama molhada, acompanhado de um floral. Mais tarde foi possível identificar aromas de charuto, couro e um final de chocolate. Tudo isso em 1 hora e meia de vinho. Fantástico, não?

Em boca, boa acidez (como é de se esperar de um bom italiano), taninos macios e final relativamente longo. Só me incomodou um pouco o álcool sobrando na boca no começo e que me intrigou, pois o vinho tem só 12,5% de álcool, mas depois de algum tempo esse álcool foi embora também.

Resumindo, um ótimo vinho que merece destaque e atenção. E o melhor de tudo é que custa em torno de 46 reais. Uma ótima compra, sem dúvida.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>