Hex Von Wein Cabernet Sauvignon Reserva Especial 2007

hex_von_wein_cabernet375mlO nome Hex Von Wein significa “Vinho da Bruxa”. Como estamos acostumados a ver nomes bem diferentes em vinhos (principalmente os portugueses), esse nem seria de chamar tanta a atenção, não fosse ele brasileiro!

E as curiosidades não param por aí. Ele é um vinho 99,99% orgânico (não me perguntem o que é o 0,01% que resta, pois eu não sei), o que não é tão comum de se encontrar aqui no Brasil. Produzido em Picada Café, no sul do Brasil, pela Coopernatural, é um vinho que me chamou a atenção quando ouvi falar dele. Quem me contou foi o Claudio, do Le Vin au Blog. Quando ele começou a contar sobre o vinho, eu já fui logo anotando pra procurar aqui em São Paulo. Não achei em lugar nenhum e tive que “importar” lá do Rio de Janeiro. Aliás, quero agradecer novamente ao Claudio pelo generoso presente.

Mas vamos contar um pouco sobre o vinho, que tem também características organolépticas interessantes. Ele não é um Cabernet Sauvignon “comum” (e nem poderia ser, com esse nome). Sua coloração é bem escura, densa, pouco brilhante e com um grande halo de evolução. Reflexos atijolados já fazem parte de sua estrutura. Interessante ver isso num vinho relativamente jovem.

Seus aromas lembram bastante terra e um certo ferroso. Eu arriscaria dizer que tem muito da tipicidade do terroir brasileiro, que vejo frequentemente nos vinhos nacionais. O interessante é que com o tempo ele abriu os aromas, trazendo frutas vermelhas até frescas para seu bouquet.

Em boca, um corpo leve, taninos bem resolvidos, mas com uma sobrinha de álcool. Provei com uma lasagna a bolognesa e ele segurou muito bem e deve segurar pratos até mais ácidos.

Sem dúvida, um dos vinhos mais interessantes que já provei. Tenho a nítida sensação de estar bebendo um vinho de personalidade. Fiquei muito contente de conhecer esse que, com orgulho, posso dizer que é nacional. E se você puder provar um dia, faça-o com a cabeça aberta, pois se estiver procurando um vinho dentro dos padrões internacionais de qualidade, esse pode até deixar a desejar. Mas talvez, no fundo, seja você que não esteja entendendo a proposta do vinho. Vale a reflexão.

E tem mais: o preço dele é ótimo: R$ 15,00 no site do produtor. Vale a pena experimentar, não acha?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

    Daniel,

    Que bom que acho a experiência interessante e que o vinho estava bom. Temos outras garrafinhas aqui em casa. Quero deixar ao menos uma deles por um tempo maior na adega para ver como se comporta.

    Abs.,

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>