Herdade do Esporão Syrah 2008


Mais do que qualquer outra casta, a Syrah é pra mim a que mais me encanta quando eu provo um vinho feito só com ela, de uma região diferente. Gosto dos Syrah feitos no Brasil, mas acho que os da Austrália são mais potentes. Gosto da elegância dos Syrah italianos e franceses, apesar de serem elegancias bem diferentes.

E agora provei um Syrah português que me chamou a atenção, que foi o Herdade do Esporão Syrah 2008. Esse faz parte do lançamento da vinícola alentejana, que trouxe além do Syrah, outros monovarietais (vinho feito só com uma uva) como o Petit Verdot, Alicante Bouschet e o Touriga Nacional.

O Syrah 2008 é um vinho que mostrou muita personalidade. Forte, marcante, com taninos bem marcados e aromas bem presentes. É um vinho que não passa despercebido.

Mas não confunda a força desse syrah com os que estamos acostumados a provar da Austrália. O Syrah da Herdade do Esporão tem uma força mais “amaciada”. É aquela força que a gente só percebe quando bebe o vinho. Dá pra sentir até um pouco de álcool, mas que eu acho que vai embora em algum tempo de garrafa aberta e também vai se dar bem com a comida, então não precisa se preocupar.

Continuo minha busca por Syrah de outras regiões. É uma brincadeira que vale a pena.

Esse é importado pela Qualimpor no Brasil.

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *