Herdade da Mingorra – os vinhos da Sofia Uva

Com esse sobrenome, ela não poderia trabalhar com outra coisa, senão vinho. Sofia Uva é a filha do dono da Herdade da Mingorra, uma propriedade no Alentejo que está trazendo alguns de seus bons rótulos para o Brasil através da Grand Cru.

Em degustação na loja da Bela Cintra a proprietária nos contou um pouco sobre os seus vinhos e sobre as difíceis colheitas de 2007 e de 2005 (anos secos e que a chuva veio bem um pouco antes da colheita, praticamente arruinando toda a plantação). Apesar dos anos difíceis, conseguiu fazer bons vinhos, com destaque para dois deles:

Alfaraz Reserva Branco 2007
Produzido 100% com a uva Antão Vaz, é um vinho que passa 6 meses em barrica fermentando e depois fica mais um tempo pra afinar. O resultado é um vinho bem untuoso, com aromas lácteos e frutas passas, que permanecem em taça por muito tempo. Em boca tem um bom corpo e um final longo. É um vinho estruturado, mas que não perde a sua acidez. Pede uma boa comida, que pode até ter uma estrutura maior, como um bom molho com mais gordura.
Custa R$ 68,00

Alfaraz Reserva Tinto 2005

Com um corte de Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional, o vinho me chamou a atenção pela sua força, taninos bons (apesar de ainda jovens, o que mostra que o vinho ainda vai envelhecer) e apesar de tudo ainda ser relativamente “macio” em boca. É um vinho que também pede comida e que deve melhorar muito com um bom prato (e se for um português ainda, melhor!).
Custa R$ 110,00

Além disso degustamos também outros rótulos como o Terras d´Uva Branco 2008 e o Terras d´Uva Tinto 2007 (os vinhos de entrada da vinícola), o Colheita Selecionada 2007 e o top da vinícola, o Uvas Castas 2005, que também é um belo vinho.

Sofia nos contou que está preparando um espumante brut que deve chegar ao mercado português ainda esse ano e talvez esteja aqui pra gente no ano que vem. Espero pode provar, pois a vinícola mostrou boa qualidade. Aliás, esperamos que a Sra. Uva e sua família continuem honrando o sobrenome.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>