Guaspari Cabernet Franc – o novo vinho top da vinícola

Recentemente tive o privilégio de provar o lançamento da Vinícola Guaspari, conhecida por ser pioneira em Espírito Santo do Pinhal (São Paulo) e reconhecida pela técnica da poda invertida. O vinho, o Guaspari Cabernet Franc 2015 é o segundo rótulo da linha premium Terroir.

Esse vinho tem uma história interessante. Foram feitas só 1.000 garrafas (3 barricas) e ele surgiu meio que “por acaso”. A ideia era utilizar o Cabernet Franc plantado na propriedade para o corte com o Cabernet Sauvignon, para fazer um dos vinhos que eles já possuem em produção, mas o enólogo, ao perceber a alta
complexidade e concentração, muito equilibrado entre olfato e paladar, com notas florais
elegantes, tabaco, pimenta-preta e frutas vermelhas intensas, sugeriu a criação do varietal, que para nossa alegria, foi engarrafado assim.

A linha Terroir é composta por safras excepcionais de vinhos single vineyard, oriundos de micro
lotes selecionados dos vinhedos mais altos e antigos da Guaspari (produtividade baixa menos de
3 toneladas por hectare).  O manejo é feito a partir de um meticuloso controle de
quantidade/qualidade e o vinho maturado em barricas rigidamente selecionadas a fim de revelar
toda a potencialidade e identidade de seu terroir, e de sua respectiva variedade.

O lançamento já está disponível no site da Guaspari e nas lojas físicas em Espírito Santo do Pinhal
(dentro da vinícola) e em São Paulo (Rua Funchal, 411) pelo valor de R$548.

Sobre a Vinícola Guaspari
A Vinícola Guaspari nasceu do sonho de produzir vinhos brasileiros de altíssima qualidade. O projeto teve início em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal (no Estado de São Paulo). Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Os 50 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva. As variedades plantadas são Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Noir, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Syrah e Viognier. Uma das grandes inovações do projeto da Vinícola Guaspari é a transferência da safra para o inverno, quando a amplitude térmica, a insolação e a ausência de chuvas são semelhantes às das grandes regiões vinícolas do mundo. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos do Brasil, Portugal, Estados Unidos e Chile.

Serviço
Vinícola Guaspari
Telefone: (11)2164-7379
www.vinicolaguaspari.com.br
@vinicolaguaspari

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>