Grans Muralles 2006, o vinho top da Bodegas Torres

Um dos vinhos da Bodegas Torres que eu provei em minha viagem à Espanha e que me impressionou foi o Grans Muralles 2006. Esse é um dos tops da vinícola e é feito bom bastante cuidado, além de ser bem pequena a produção. Estive tanto na vinícola onde se produz quanto no vinhedo (Conca de Barberà), que fica um pouco mais longe de Barcelona e vi que qualidade por lá não é brincadeira. O nome do vinho vem da grande muralha que existe bem no meio dos vinhedos, que serviu para proteger os monges contra os ataques mercenários.grans_muralles_2006

Feito sempre com uma mescla de várias uvas Carignan, Garnacha, Garró (uma uva praticamente extinta) Monastrell e Samsó, o Grans Muralles é daqueles poucos vinhos que conseguem aliar perfeitamente a força, potência e estrutura dos solos da Espanha (especificamente da Catalunya) com uma impressionante elegância.

É encorpado e estruturado, mas mesmo o 2006, que estava nitidamente ainda jovem, já estava “pronto para beber”. Provei ele sem nenhum acompanhamento e senti não ter alí uma boa carne cozida lentamente com ervas e especiarias. Acho que ficaria perfeito.

Como bom vinho top, o preço dele é alto (lá na Espanha custa 125 euros), mas para quem estiver disposto a pagar, tenho certeza que não vai se arrepender.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>