Gran Feudo Rosado 2009


Outro dia almocei com um amigo que me fez um desafio: encontrar um bom vinho feito 100% com Garnacha. O desafio veio da conversa sobre um vinho que ele trouxe para o Brasil com essa uva. O vinho, tinto, era de ótima qualidade e agradou muito o paladar brasileiro. Mas ele insistiu que não tinha outro no mercado.

Realmente não é fácil encontrar vinhos feitos 100% com essa uva, mas também não é tão difícil quanto ele me falou que seria. E eu só precisei de alguns dias pra encontrar um (ou me lembrar desse, no caso), e foi até por acaso. Eu estava em um restaurante que servia vinhos em taças e quando vi os rosados, estava o Gran Feudo 2009 lá, se exibindo pra mim.

Pois não tive dúvidas e pedi o tal, para provar. Não só pra cumprir a aposta, mas principalmente para conhecer esse que eu já tinha ouvido falar, mas não conhecia até então.

O Gran Feudo Rosado 2009 é um vinho bastante elegante. Sua coloração tendendo ao cereja, muito límpido e brilhante, é muito convidativa e cativante.

No nariz apresentou aromas de frutas vermelhas, leve toque herbáceo e eu arriscaria dizer que tem até um pouco de frutas secas.

Em boca foi muito equilibrado, principalmente quando acompanhou um blinis de salmão, muito bem preparado, delicado e suave.

É, algumas vezes, eu acerto na harmonização. E essa foi uma delas. É algo que vale a pena experimentar. E o melhor é que o Gran Feudo é um vinho relativamente barato. Ele custa aproximadamente 35 reais na Mistral. Vale a pena provar.

E se algum amigo desafiar a encontrar um vinho feito 100% com Garnacha, agora você já sabe onde encontrar (sim, o desafio era de encontrar um tinto, mas um rosé pode ser uma tentativa, não?). Eu já mandei esse pra ele. Quero ver o que ele vai me falar…

Um abraço

Daniel Perches


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *