Gran Callia 2006 – Reserva del Enologo

Eu tenho um apreço especial pela Bodega Callia e isso deve-se simplesmente à sua qualidade. Já provei praticamente toda a sua linha de vinhos e todos, desde o mais básico, são muito bons.

 O Gran Callia é o top de linha da casa e a composição de castas muda a cada safra. Especificamente o de 2006 é feito com 40% de Syrah, 20% de Tannat, 20% de Malbec e 20% de Merlot. As uvas vêm de lugares diferentes, sendo a Syrah do Valle de Tulúm, Malbec e Merlot do Valle de Pedernal e Tannat do Valle de Zonda, todas regiões vinícolas da Argentina.

 Processado e produzido em San Juan, o vinho é de uma estrutura e potência de se impressionar. Com uma estimativa de guarda de aproximadamente 10 anos, pude perceber que realmente ele ainda estava jovem e teria ainda bons anos em garrafa.

 Um vinho jovem sim, mas ao mesmo tempo pronto para ser degustado. Após decantação (ou aeração em decanter) por aproximadamente 1 hora, mostrou-se muito mais aberto e aromático. Recomendo fortemente esse processo antes de bebê-lo.

 Na taça, uma coloração vermelho escuro intransponível e um leve halo de evolução. Muito brilhante e ao girá-lo na taça, percebia-se a sua tinta escorrendo, pintando toda a borda e deixando uma bonita coroa de lágrimas, que escorriam levemente, formando um desenho simétrico muito bonito.

 No nariz, uma explosão de aromas, com destaque para frutas já bem maduras como ameixa preta e groselha. Aromas terciários de couro, pelo de animal, tabaco e especiarias predominaram, junto com uma forte presença de madeira, acredito que pela sua evolução, mas também pelos seus 18 meses que descansa em barrica nova de carvalho francês e americano antes de ser engarrafado.

 Em boca, muita potência, taninos muito presentes e levemente jovens, que davam uma pequena amarrada na boca, mais uma vez mostrando que daqui a alguns anos, ficará ainda melhor. Final longo e sem amargor. Um primor, sem dúvida.

 É um vinho bastante gastronômico e que acompanha bem queijos curados, massas com molho vermelho, carnes gordurosas. Fiquei com vontade de prová-lo com uma pizza de lingüiça, tipo toscana, com bastante queijo. Não sei se daria certo, mas me parece uma combinação interessante.

 Esse vinho é importado pela Decanter aqui no Brasil e chega por volta dos R$ 135. Acredito que para a qualidade que o vinho apresenta, seja um bom valor. Como falei, considero toda a linha da Callia de ótima qualidade, então se puder provar esse top, não vai se arrepender. Se o bolso não permitir, pode ir com a linha mais básica que vai agradar também, com certeza. Outra opção é também comprar um Gran Callia e guardar por alguns anos. Depois me conte.

 Um abraço

Daniel Perches

gran_callia

You Might Also Like

Um comentário

  1. 1

    Olá amigo,

    Aqui na minha cidade, acredito ter visto algumas garrafas desse vinho! Se não me engano tb, seriam de uma safra da década de 2000, não passa de 2010.! Está na faixa de uns 220 reais. É realmente um bom vinho, pois sou um jovem colecionador e apreciador, e realmente me interessei pelo achado!
    Aguardo breve retorno.
    Abraços, Bruno.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>