Goats do Roam White 2009

Mais um daqueles vinhos que tem um corte de uvas diferente, que me chamou a atenção e eu resolvi provar. Produzido pela Goats do Roam, que é uma vinícola do grupo Fairview (um gigante da África do Sul), esse vinho é feito com 54%  de Viognier, 40% de Grenache Blanc e 6% de Roussanne. Pra falar a verdade, eu nunca tinha bebido nenhum vinho que tivesse Grenache Blanc (e li no site do produtor que foi a primeira colheita dessa uva pra eles e foi praticamente um teste)

O vinho mostrou-se bem fresco e muito balanceado. Aromas vegetais como grama e hortelã contrastaram muito bem com os aromas de frutas brancas como pêra e um leve toque cítrico.

Em boca tem uma acidez mediana e não é muito encorpado, mas é o que se espera desse vinho. Seu final tem média intensidade, mas o seu frescor sempre pede o próximo gole.

É um vinho pra ser degustado com pratos leves e com pouco condimento. Provei com um bacalhau que estava um pouco mais apimentado e não ficou ruim, mas não foi o casamento perfeito. Já com outra receita de bacalhau, com um molho de manjericão, ficou ótimo. Agradou a todos os participantes da harmonização.

Se você gosta de vinhos brancos leves, mas que têm bastante aroma e uma boa acidez, o Goats do Roam White é uma boa pedida pra sair do tradicional Sauvignon Blanc e Chardonnay. A safra 2010, que ainda não chegou ao Brasil, tem as mesmas uvas, mas com percentuais diferentes. Eu vou comprar mais uma garrafa do 2009 e guardar mais um pouquinho, até chegar a nova safra. Mas atenção: esse vinho deve ser consumido jovem. Se você quiser fazer também o teste das safras, não demore muito, senão vai perder o seu vinho.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Interessante este post!

    Já me bati com esse vinho algumas vezes, mas nunca me animei muito a comprar. Agora que vi uma crítica positiva, vou experimentar sim!

    Um abraço!

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>