Frick Wines – Carignan da California

Quando estive na California (janeiro/2012), queria provar bons vinhos de lá, mas também estava em busca de alguns “achados”. E como a idéia de percorrer as milhares de vinícolas, apesar de não ser má, não era muito viável, fui em busca de lojas especializadas, para poder pegar dicas.

E foi numa lojinha, no centro de Santa Helena (Napa), que eu encontrei o Frick Carignane 2005. Ele estava meio escondido e o vendedor, grande entusiasta dos vinhos da região, não poupou elogios ao vinho. Como não era muito caro (em torno de 20 dólares), eu resolvi arriscar. Perguntei sobre a idade do vinho, mas ele me disse que eu não precisaria me preocupar, pois o vinho estava pronto para ser bebido.

Provei lá nos Estados Unidos mesmo, pois uma coisa que eu gosto de fazer é comprar alguns queijos (de preferência do local) e levar para o hotel, para comer à noite, no quarto mesmo. É um momento pra relaxar, para conversar com calma e para descansar para o dia seguinte.

Vinho aberto, snacks e quitutes em mãos e parti para o ataque. E o vinho era bom mesmo! Muito legal ver uma Carignan cultivada na California. As características principais da uva se mantém, mas ela muda um pouco, obviamente devido ao diferente terroir. Aromas de frutas negras contrastando com um leve toque parecendo terra foram os principais que eu encontrei. O que eu achei que tinha de diferente é que esse me pareceu mais leve que os que eu estou acostumado a provar, de outros países. E a acidez também era mais elevada, tornando o vinho bem agradável e chamando para o próximo gole.

O vendedor tinha razão quanto ao vinho estar pronto, mas eu acrescentaria mais uma informação: beber imediatamente. Nada de guardar mais um ano esse vinho.

Vi que no site – www.frickwinery.com – eles já nem vendem mais o 2005 e só sai o 2006.

Se você também gosta de caçar vinhos diferentes, talvez provar um Carignan da California seja uma boa pedida. O Frick corresponde.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>