Fiuza Merlot 2009

A vinícola Fiuza & Bright é relativamente nova, nascendo em 1985, de uma união de uma família portuguesa (Fiuza) com o enólogo (Bright), que comanda a vinícola. Eles ficam na região do Ribatejo, uma região que produz bons vinhos, mas que não é muito conhecida por aqui.

Fiquei contente de saber que esse produtor agora estava no Brasil, pois eu os conheço das redes sociais, onde são bastante atuantes e sempre acompanho as degustações e trabalhos que fazem pelo mundo afora.

Em apresentação na Vinea (que é a importadora no Brasil), pude conhecer todos os vinhos que vieram pra cá. Provei 6 vinhos, sendo 1 branco e 5 tintos. Todos têm boas características, mas o Merlot foi o que mais me chamou a atenção.

Primeiro porque um Merlot português não é sempre que eu bebo. Em geral as castas autóctones como Touriga Nacional, Trincadeira, Aragonês são as que imperam por lá, então quando aparece um feito com uma casta internacional, eu presto mais atenção.

Segundo porque o vinho reuniu algumas características interessantes. Mostrou-se com uma ótima estrutura, com taninos muito macios, aromas complexos, passando por frutas vermelhas em compota (apesar de sua jovialidade), um toque levemente adocicado, leve toque de madeira (passa 6 meses por carvalho francês), uma ótima acidez e um final sem amargor.

Pareceu-me um excelente vinho para acompanhar uma carne que seja preparada com condimentos e à base de vinho, como um ossobuco ou até mesmo um ragú.

E pra terminar minha admiração, quando vi o preço, fiquei ainda mais animado. Esse vinho custa 51 reais. Excelente compra de um bom vinho português.

A Fiuza & Bright tem outros ótimos vinhos também, com destaque para o Ikon (o top deles) e o Premium. São vinhos que também merecem atenção, mas dessa vez eu ficarei com o Merlot mesmo, que inclusive deve entrar para as minhas harmonizações de final de semana.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>