Fillaboa Albariño 2009

Fillaboa significa filha boa. E é essa “filha boa” a mais nova integrante do catálogo da importadora Porto Mediterrâneo, que tivemos a oportunidade de provar em primeiríssima mão.

Produzido 100% com a casta Albariño (uma uva branca), na região de Rias Baixas, na Espanha, é um vinho que apresenta uma grande tipicidade da casta. Frutas brancas em abundância, com destaque para pêra e abacaxi, mas com toques cítricos e um bom herbáceo surgiram na taça durante todo o tempo da degustação (e olha que não foi pouco tempo), mostrando a qualidade do vinho.

O que me chamou a atenção foi a sua coloração: um amarelo dourado, bastante encorpado. Algo que eu não esperava num vinho tão jovem. Esse corpo foi provado na boca, que em conjunto com a boa acidez, mostrou um vinho muito bem feito, que combinou perfeitamente com as vieiras de entrada e os mariscos que vieram depois.

Tanto a uva Albariño quanto a região de Rias Baixas não são muito conhecidos aqui no Brasil, talvez por falta de produtos. Se você gosta de bons vinhos brancos, essa a chance de conhecer um belo exemplar. O vinho deve chegar por volta de 120 reais para o consumidor.

A importadora está trazendo também o vinho top deles, o Fillaboa Selección, mas esse eu falo em outra oportunidade.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>