Festa da Colheita da Vinícola Legado chega à 5ª edição e fortalece enoturismo paranaense


Ver as uvas de pertinho, fazer fotos de tirar o fôlego em frente aos vinhedos e conversar diretamente com o produtor daquele Pinot Noir inesquecível. Se até alguns anos atrás esse tipo de programa era bem mais comum entre quem viajava para o exterior para praticar o enoturismo, em 2020 é possível fazer passeios guiados, picnics e até mesmo participar da colheita da uva sem grandes deslocamentos. Para o público curitibano, por exemplo, basta ir até Campo Largo, onde fica a Vinícola Legado.

Vencedora do Prêmio Brindô na categoria Experiência em Enoturismo em 2019 por meio de voto popular, a vinícola tem visto sua agenda lotar com frequência para as visitas guiadas e picnics que são realizados nos fins de semana. “O vinho e tudo o que gira ao redor dele é para ser compartilhado. E abrir a vinícola para o público participar da colheita é uma dessas experiências que fazemos questão de compartilhar”, explica Heloise Merolli, sócia-fundadora da Legado. A festa foi inspirada em eventos similares realizados por outras vinícolas ao redor do mundo.

Na já tradicional Festa da Colheita, que neste ano acontece nos dias 8 e 9 de fevereiro, crianças e adultos podem passar um período nos vinhedos, munidos de avental, chapéu, cestinha e tesoura para ajudar a colher as uvas. É a celebração do ato final de um trabalho realizado com muito carinho e empenho durante os meses anteriores. “Tem quem venha para vivenciar o dia a dia de uma vinícola, tem quem queira propiciar um passeio diferente para as crianças, então cada um colhe as uvas em seu ritmo, passeando pelos vinhedos e registrando cada momento”, comenta Heloíse.

E o interesse pelo passeio tem crescido a cada ano. Em 2019, todas as turmas lotaram. Em 2020, antes mesmo de a Vinícola Legado começar a divulgar o evento em suas redes sociais, um dos quatro horários já teve seus ingressos esgotados, por meio da divulgação boca a boca e do interesse de consumidores que já haviam participado em anos interiores e esperaram o início das vendas para participar novamente.

 

Como funciona

O passeio se inicia na recepção da Vinícola para as boas vindas, explicações sobre o processo e para a entrega dos kits com materiais para ajudar na colheita das uvas. Na sequência, os participantes seguem até o vinhedo, onde são recepcionados com brindes de espumante com os produtores, celebrando, mais uma vez, o trabalho de um ano de dedicação. Em seguida, o grupo parte para a colheita dos frutos. Após a colheita, todos seguem para uma mesa com deliciosas opções de antepastos e vinhos.

A atividade tem duração de 4 horas e é dividida em duas turmas: uma pela manhã, das 10h às 14h e outra pela tarde, das 15h30 às 19h30. O evento já está no segundo lote, e o custo é de R$198 para adultos (a partir dos 12 anos) e R$ 99 para crianças de 6 a 11 anos. Crianças de até 5 anos não pagam, mas é necessário emitir um voucher para contabilizar a presença delas.

O valor inclui o brinde com espumantes no vinhedo, mesa gastronômica com queijos, frios, caponata, saladas, pães, mini empadas, quiches, carne escabeche, pernil, frutas, água e vinhos da linha Sapienza.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: https://www.vinicolalegado.com.br/loja/

Sobre a Vinícola Legado
A Vinícola Legado produz vinhos finos espumantes na cidade de Campo Largo, a 30 quilômetros do Centro de Curitiba. Com produção pequena e marcante, os vinhos de terroir próprio já conquistaram, ao todo, 36 prêmios no segmento.

A vinícola aposta também no enoturismo e abre às sextas, sábados e domingos para visitação. O tour guiado dura cerca de uma hora e meia e inclui o passeio de trator pelos vinhedos, visita à cantina e degustação de três vinhos. Há também opções de cestas de piqueniques, que podem ser adquiridas para serem degustadas na própria vinícola mediante reserva.

Endereço
Rodovia Raul Azevedo de Macedo
(PR 510) km 7, no.5800
Campo Largo – PR
Telefone/whatsapp 41 31313211


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *