Fausto Rosé Merlot 2008

Apesar de eu já ter falado bastante dos vinhos da Pizzato aqui no blog, eu ainda não tinha provado nenhum da linha “Fausto”.

Esse Rosé foi produzido somente com Merlot, com as uvas vindas de Dois Lajeados, que fica a 50km do Vale dos Vinhedos. A uva não passou pelo processo de moagem, o que garante ao vinho um aspecto mais claro.

Os rosés têm, em geral, características em comum como uma boa acidez, bastante frescor e pouco (ou nenhum amargor). O Fausto Rosé se encaixa bem nessas características.

Sua coloração estava já um pouco acobreada, mas bastante límpida e brilhante, muito bonita.
No nariz as frutas frescas (morango, framboesa) se destacaram e em boca o seu frescor foi o ponto forte.

Esse foi harmonizado com um strogonoff e apesar do prato ser um pouco complexo, foi o que se deu melhor, batendo alguns tintos que tínhamos lá para tirar a prova. Foi uma boa combinação, mas acho que esse vinho poderia se dar melhor com pratos mais leves, talvez até saladas.

O Fausto Rosé é vendido em lojas especializadas (esse eu comprei no Empório Santa Therezinha, no Shopping Don Pedro, em Campinas) por um valor em torno de 30 reais. Um preço justo para a sua qualidade.

Um abraço
Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Ei Daniel

    Este é para mim um dos melhores roses nacionais se não o melhor.

    Um abraço Peter

  2. 3

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>