Antes de falar sobre o Edizione, vale a pena um pouco de história. A família Farnese chegou em Abruzzo em 1582. Desde então seus proprietários vem cultivando uvas viníferas e produzindo vinhos. Hoje a Vinícola Farnese é uma empresa de grande porte, respeitada e que exporta seus vinhos para diversos países. O castelo, que um dia foi moradia de seus antepassados, hoje abriga a vinícola que possui um belo espaço para visitação.
Agora voltando ao vinho, esse é um dos tops da Vinícola, produzido em duas regiões distintas, como podemos ver nos pontos vermelhos no mapa.
Composto por Malvasia Nera(5%), Montepulciano(33%), Negroamaro(7%), Primitivo(30%) e Sangiovese(25%), esse é um vinho muito estruturado e potente, daqueles que você não consegue esquecer.
Como bem disse o meu amigo Cristiano Orlandi, só a garrafa pesa 1,8kg. Já de cara nos deparamos com uma apresentação imponente, mas que na minha opinião condiz com o que tem dentro dela.
O Edizione possui belíssimos aromas, corpo muito estruturado em boca e final longo.
É daqueles vinhos que você deixa um tempo na taça, bebe um pouco, se encanta e acha que ele ficaria bom com uma carne assada, por exemplo. Mais um tempo em taça, mais um gole e você vai querer bebê-lo sozinho, sem nada pra acompanhar e poder aproveitar o máximo dele. E por aí vai…
Essa safra já está pronta para o consumo, mas tenho certeza que vai agüentar mais alguns bons anos em garrafa. E quem tiver paciência para esperar, acredito que vai ser bastante beneficiado.
Comercializado no Brasil pela World Wine, é pra mim uma referência de um vinho que é potente e equilibrado ao mesmo tempo. Um vinho que merece ser provado em boa companhia. Não tem como se arrepender.
Um abraço
Daniel Perches
Daniel provei a safra 1999(ponta estoque World Wine) e ainda não demostrava sinais de evolução, com todos os aromas e sabores como descrito. Boa noticia não é !
Abraço e saúde !
Esse vinho com certeza é longevo. Um excelente vinho, não é mesmo?
Um abraço
Daniel
Esse com certeza é um italiano que quero beber de vez em quando, por toda vida.
Sensacional.
Espero que estejamos juntos em muitas dessas ocasiões!
Abraços
Daniel
Boa tarde
Caro amigo,
Não sou um perito em vinho, já havia experimentando alguns rotulos, mais sem sombra de duvida, este foi o melhor que experimentei, num resturante italiano na fria Curitiba. Os sabores a senção de de um vinho forte, encorpado, mais que ao mesmo tempo é macio e suave ao paladar.. Indescritivel.
Abraços
Cesco
Que bom que gostou. Eu também sou fã desse vinho.
Abraços
Daniel
Desejaria ter conhecimento onde posso comprar opara colocar em as festas beneficentes que realizamos, com abraços gratidão, divadlinho