Familia Deicas agora na Interfood / TodoVino

Em um almoço que contou com a ilustre presença de Fernando Deicas, a Interfood / TodoVino apresentou seu novo integrante do portfólio. Os vinhos da Família Deicas são bem conhecidos pelos brasileiros e mostram bem que o Uruguai tem uma boa vocação para a produção de vinhos, em especial os feitos com Tannat.

Fomos surpreendidos com uma vertical do vinho Preludio, passando pelas safras de 1997, 1999, 2002 e 2005. Eu já havia provado o Preludio Barrel Select 2004, mas esses que me foram apresentados eu não conhecia. Até então só sabia da sua fama de serem bons vinhos.

Comprovei a fama e fiquei realmente impressionado com a força e longevidade dos vinhos. De todas as safras provadas, a que mais me agradou foi a de 1999, que estava mais viva e mais intensa que a de 1997 (que estava muito boa também, mas já que temos que escolher uma, fiquei com a 99). As safras mais novas estão excelentes, mas eu guardaria mais alguns anos para obter mais complexidade. Os vinhos Preludio seguem um corte regular de Tannat, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. Em 2005 eles acrescentaram um pouquinho de Marselan, mas foi um percentual muito pequeno e acredito que imperceptível. São coisas que o enólogo faz para melhorar o vinho, amaciá-lo, mas que para nós, ao provar, não há muito como perceber. Mas o que importa mesmo é que o vinho seja bom, não é mesmo?

Pude também provar finalmente o Preludio Branco, que eu queria conhecer. É um vinho com uma estrutura de impressionar. Passa um bom tempo por barricas e isso dá a ele uma complexidade que não se encontra facilmente por aí. Se você gosta de vinhos brancos mais amadeirados, esse é uma boa pedida.

E pra terminar com chave de ouro, provei o Família Deicas Tannat Premier Cru d’Exception 2005, um vinho que tem uma qualidade excepcional. Apesar de ainda jovem, o vinho mostrou que tem muito a oferecer, com aromas bem complexos, muito corpo e taninos de ótima qualidade. Um verdadeiro Premier Cru.

Esperamos que a vida da Familia Deicas seja boa junto com a Interfood e que possamos sempre ter esses bons vinhos à mesa.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>