Familia Barberis Cabernet Sauvignon 2007

Esse vinho foi enviado como remessa mensal do clube de vinhos chamado Sociedade da Mesa. São enviadas 4 garrafas (do mesmo vinho) para os associados e a idéia é que se tenha vinhos que custam em torno de 60 reais, mas para os associados esses vinhos saem sempre abaixo dos 40 reais.

Produzido na região de Lujan de Cuyo, em Mendoza, na Argentina, é um Cabernet Sauvignon jovem e que tem ainda algum tempo a se desenvolver na garrafa.

Com uma coloração rubi intensa e com leve halo de evolução, é um vinho muito vivo, brilhante e límpido.

No nariz apresentou aromas de frutas vermelhas com bastante força, um toque mentolado, um leve herbáceo e ao final um pouquinho de madeira, mas bem de leve. Tudo bem harmonioso, formando um bom conjunto.

Em boca apresentou taninos ainda um pouco jovens e que devem melhorar com o tempo. Seu corpo é médio (poderia ser um pouco mais encorpado) e seu final é um pouco ligeiro e com um leve toque de baunilha que aparece bem quando o vinho está “acabando” (mas também vem junto um leve toque de amargor, mas não prejudicial).

Pareceu-me um vinho bom, bem adequado ao dia a dia. De fácil harmonização, é um vinho que pode combinar com pratos não tão densos. Apesar de ainda estar com os taninos para serem desenvolvidos (percebe-se ao deixar um pouco o vinho na boca e quando se engole, a boca fica “amarrando” um pouco), não sei se eu guardaria muito tempo esse vinho, pois me parece que ele deve ser tomado assim, mais “marrento”.

Algumas vezes eu tenho me decepcionado com a Sociedade da Mesa, que por alguns meses traz vinhos que não condizem com a qualidade esperada, mas dessa vez o vinho me pareceu justo para o preço (38,60 para associados).

Tenho pensado seriamente em sair do clube. Pra eu ficar, gostaria de ver vinhos melhores ou então pelo menos a possibilidade de mesclar a minha caixa. Fico me perguntando: o que fazer com 4 vinhos iguais, principalmente quando eles não me agradam???

Quando será que eles vão entender isso e mudar a regra do jogo??? Alguém me ajuda a explicar pra eles o quanto isso seria melhor para todos?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

8 Comentários

  1. 1

    Olá Daniel,

    Também sou sócio do Sociedade da Mesa, e recebi ontem minha remessa de Família Barberis. Por uma falha minha, acabei recebendo as 4 garrafas do mesmo vinho. Existe a possibilidade de mesclar a caixa, fazendo uma ligação até o dia 10 de cada mês, e optando dentre os rótutos que estão disponíveis em estoque. Foi o que fiz na minha penúltima remessa, 2 garrafas do Estrada Creek e 2 garrafas do Illana Sellecion. Aliás, excelentes opções. Abraço!

  2. 2

    Olá Daniel, já te dei esta dica antes, e o que eu faço é pedir a seleção nova com duas unidades, e pedir mais duas para formar minha ciaxa com 4 de mais dois vinhos que gostei e ainda existem no estoque deles.

    Consulto alguns blogs como o seu para saber como avaliam estes vinhos e entro também no site das vinícolas. No próximo mês, virá uma seleção de branco com tinto. Eu pedi para trocar um tinto e um branco da minha caixa pelo rosado que ainda tem no site e jé te falei para vc pedir. É um bom vinho, minha esposa eu adoramos. É só mandar um e mail pedindo alteração, e/ou bloqueando a remessa daquele mês. Mesmo com o bloqueio, o jornal informativo vem. Abraço, e boa sorte!!

    Há, gostei muito também do Terra D’Alter Português que eles tem ainda, e do espanhol Illana.

  3. 3

    Ola! Pra mudar a selecao basta ligar pra la… tem um 0800 na revista, e voce pode trocar a sua caixa por qualquer exemplar no estoque.

    Mas concordo que tem alguns vinhos aquem da faixa de valor.

  4. 4

    Romulo, você tem razão. Nesse mês teremos uma caixa mista, então não precisarei fazer isso, mas ficarei ligado para fazer nas próximas.
    Abraços
    Daniel

  5. 5

    Tomei ontem o Familia Barberis e me agradou muito. Algumas vezes realmente nao valem a pena mas na media acho que compensa. Eu divido a caixa da Sociedade com um amigo e faco o mesmo no clube de vinhos da wine.com, eh uma boa opcao. Com relacao a proxima caixa posso garantir que voces terao uma grata surpresa. Tive a oportunidade de visitar essa vinicola no Chile e os vinhos da linha Sibaris sao bem legais, especialmente o Chardonnay.
    Abs,
    Ale

  6. 6

    Olá Alexandre

    Dividir a caixa é uma boa opção realmente. Eu já tinha pensado nisso.
    Vou esperar essa remessa sim, sem dúvida. Pra falar a verdade estou bastante curioso, pois outros já me falaram bem dessa bodega também. Vamos ver. Assim que receber eu provo e posto. Se quiser mandar seus comentários, por favor fique à vontade.

    Um abraço

    Daniel

  7. 7

    Olá Daniel!

    Também recebo os vinhos da Sociedade da Mesa, e confesso que esse Familia Barberis deixou a desejar. Primeiro por ser um vinho argentino, onde encontramos bons exemplares nessa faixa de preço (38,60). Segundo porque eles dizem que o valor de mercado do vinho é na casa dos 60 reais… aí piorou, porque com 60 reais encontramos vinhos argentinos e chilenos que deixam esse no chinelo.
    Até mesmo vinhos nacionais… essa semana tomei o Vallontano Tannat 2007, por 37,90, e achei melhor que muitos vinhos que a Sociedade da Mesa manda dizendo que valem 60.
    O vinho que até agora me surpreendeu, que eu posso dizer que foi um negócio da china, foi o Quinta do Seival Castas Portuguesas, esse sim! Os demais no máximo valeram o que foi pago, e outros eu acho que nem valeram o preço.
    Eu acho que eles devem “garimpar” um pouco mais atrás de vinhos realmente bons, porque a maioria de nós associados não estamos muito satisfeitos…

    Abraços e parabéns pelo blog!

  8. 8

    Edelson

    Vamos ver o que vem nesse mês. Dessa vez será uma caixa mista, o que pode
    melhorar um pouco.
    existem várias outras opções no mercado. Eu estou pensando em dar uma
    mudada, para conhecer outros clubes…

    Abraços

    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>