Estudo diz que música pode afetar sabor do vinho

A notícia abaixo foi enviada pela amiga e colaboradora do Blog, a Thais Antunes (que também é psicóloga). Eu quero desde já sugerir uma pesquisa dessas aqui no Brasil e me declaro voluntário.

 

Uma pesquisa realizada por psicólogos afirma que tomar vinho enquanto se escuta um determinado tipo de música pode afetar a forma como se percebe o sabor da bebida.

A pesquisa realizada por psicologistas da escocesa Heriot Watt University, em Edimburgo, demonstra que quando uma taça de cabernet foi tomada ao som de música pesada, o vinho foi percebido como “60% mais poderoso, rico e robusto” do que quando tomado no silêncio.

 

A pesquisa sugere que o vinho do tipo cabernet é “mais afetado” por músicas consideradas pesadas, enquanto o chardonnay teria a sua percepção de sabor modificada com “sons energéticos”. A pesquisa envolveu 250 estudantes na universidade, que receberam uma taça gratuita por sua cooperação.

 

Cantos de monges
Quatro música diferentes foram tocadas – Carmina Burana de Carl Orff (“poderosa e pesada”), Valsa das Flores, de Tchaikovsky (“sutil e refinada”), Just Can’t Get Enough, do Nouvelle Vague (“energética e refrescante”) e Slow Breakdown, de Michael Brook (“melosa e leve”).

O vinho branco foi percebido como 40% “mais energético e refrescante” quando a música do Nouvelle Vague foi tocada, mas apenas 26% mais “meloso e leve” do que quando saboreado ao som de Michael Brook.

O vinho tinto chegou a sofrer variação de 60% na percepção de seu sabor quando acompanhado por Carmina Burana, a música “poderosa e pesada”. O professor Adrian North, que liderou o estudo, acredita que a pesquisa poderia levar produtores de vinhos a imprimirem recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos.

A pesquisa foi feita por encomenda do chileno Aurélio Montes, produtor de vinhos. Seus vinhos são produzidos aos sons de cantos de monges. “Foi, portanto, um passo natural me ligar à Heriot Watt para determinar cientificamente o impacto da música no sabor do vinho”, disse Montes.

Anteriormente, o professor North havia conduzido uma pesquisa na qual sugeriu que os consumidores comprariam cinco vezes mais os vinhos franceses em comparação aos alemães se houvesse o som de acordeão nos supermercados. Ao som de uma bandinha alemã, o vinho alemão foi vendido duas vezes mais do que o francês.

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