Espumante Dal Pizzol Brut Rosé

Sim, meus amigos seguidores do Blog Vinhos de Corte. Por aqui, principalmente nas épocas mais quentes do ano, fala-se muito mais de espumantes, brancos e rosés. Eu não deixo de beber meus vinhos tintos, mas esses mais refrescantes acabam sendo preferidos por motivos óbvios (além de minha preferência de gosto mesmo).

E estou com alguns espumantes da Dal Pizzol para provar e o primeiro foi esse, o Dal Pizzol Brut Rosé, que é feito com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Apesar de haver um pouco de uvas brancas (a Chardonnay, no caso) na elaboração, a tinta da Pinot Noir prevalece fortemente na cor desse espumante, deixando-o com um tom cereja bem intenso.

É um espumante que tem aromas mais adocicados, mas atenção, ele é seco. Aliás, é sempre bom lembrar: quando vier escrito “Brut” no rótulo, pode saber que o espumante será seco.

dalpizzol_Brut_RoseNa boca ele tem sabores que lembram frutas vermelhas frescas e é bastante intenso, daqueles que podem servir facilmente para acompanhar uma entrada como bruschettas (aquele pão italiano servido em fatias e com alguns recheios), queijos amarelos maturados, mas também pode ser uma boa para acompanhar um prato feito com camarão, por exemplo. Outra idéia que me veio à cabeça quando provei foi tentar com Strogonoff, mas ficou só na idéia mesmo. Se alguém tiver a oportunidade de fazer essa harmonização, eu gostaria de saber se deu certo.

Para saber mais sobre a Dal Pizzol, acesse o site deles. É uma vinícola tradicional da região de Bento Gonçalves (mais especificamente em Faria Lemos) que faz os vinhos e espumantes que levam o nome da vinícola, mas também têm uma outra linha que é bastante conhecida, a “Do Lugar”. Eles têm também um suco de uva que eu gosto bastante e que vale a pena provar.

Em breve venho com outros espumantes deles aqui.

Um abraço

Daniel Perches


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *