Espumante Codorniu Brut Clássico

Codorniu é um nome famoso no mundo dos vinhos. Quem já se interessou pelos vinhos espumantes produzidos na região da Cava, na Espanha, provavelmente já se deparou com esse nome.

A Codorniu é uma empresa bastante antiga, que foi fundada em 1551. São 5 séculos de história e tradição na produção de espumantes. Eles possuem uma ampla gama de produtos e são bastante conhecidos também pela sua garrafa “clássica”. Esse que eu provei não veio nesse envase, mas com certeza não deixa a desejar em nada em qualidade.

Produzido com as uvas Macabeo e Chardonnay, é um espumante com todos os quesitos de qualidade. Esse é feito através do método clássico (ou champenoise), ou seja, sua segunda fermentação é feita em garrafa. Passa 18 meses em autólise para depois ser colocada para descansar e só depois é comercializada.

Possui um ótimo perlage (fino e persistente) e uma ótima espuma ao ser servido. Mesmo depois de bastante tempo em taça, as bolhinhas permanecem subindo, formando finos cordões.

No nariz apresenta aromas herbáceos, frutas brancas com um toque de verde, um leve tostado e um toque também de madeira.

Em boca tem ótimo frescor e acidez, mas ao mesmo tempo mostra-se bem suave. É um espumante que convida ao próximo gole, principalmente quando se está acompanhando pratos leves como saladas, entradas, frutos do mar. Sinceramente, eu preferi provar sem nenhum acompanhamento. Foi meu espumante companheiro do jogo do Brasil, numa bela vitória da nossa seleção, rumo às quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010. Essa deu sorte. Espero que no próximo jogo, tenhamos a mesma sorte. Vamos ver qual vai ser o meu companheiro.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Boa noite já provei o pintia …muito bom dicas corretas… Mas para te fazer uma inveja boa provei resentemente pelo meu trabalho um chateau de yquem safra 1986 . Gosto muito do alion ,Vega Sicília único , ainda nao tive a oportunidade de provar um petrus mas quem sabe Ne. Gostaria de saber sobre o chateau chefão blanc magnum abracos

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>