Esporão Reserva Tinto 2006

esporaoreserva2006Se você gosta dos vinhos portugueses, tem que provar esse, vindo da famosa região do Alentejo! Eu diria que é um dos clássicos de Portugal. E o melhor, o preço ajuda. Custa em torno de R$ 90,00 (na importadora). Se comparado com os grandes ícones como o famosíssimo Barca Velha, que custa em torno de R$ 900,00, é uma boa compra, não é mesmo?

Provei esse vinho numa degustação na ABS, que envolveu outros vinhos muito bons, que serão comentados aqui posteriormente, mas esse mereceu ser o primeiro porque eu estava querendo experimenta-lo faz tempo. Aliás, estou com duas garrafas dele em casa esperando por uma boa ocasião. Quem sabe não vai ser com o bacalhau que está sendo ensaiado?

Bem, o vinho é muito bom! Uma coloração rubi intenso com um pequeno halo de evolução já mostra que o vinho é bem estruturado.

São 4 castas: Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet-Sauvignon, que foram muito vinificadas separadamente. O vinho passa 12 meses em barricas americanas e francesas, formando um ótimo blend, com um leve tostado no nariz, mas bem suave mesmo.

Ainda no nariz encontramos muita fruta vermelha bem madura e algum aroma de bosque fresco. Bem ao estilo português mesmo.

Na boca, boa estrutura, contrastando com uma maciez que eu nem esperava. Boa acidez e final longo, mas bem marcante, mostrando que o vinho é bem gastronômico.

Um ótimo vinho, que merece ser experimentado. Vale a pena comprar uma garrafa e degustar apreciando com calma e tranqüilidade.

Será que vai ser uma boa com um bacalhau? O enólogo nos garantiu que sim. Conto em breve se ele estava certo.

Abraços

Daniel Perches

You Might Also Like

7 Comentários

  1. 1

    Não podia deixar de comentar deste maravilhoso ícone Alentejano, afinal este vinho está entre os 5 vinhos de minha preferência.
    Um vinho fácil de tomar , e muito prazeroso é um dos rótulos mais pedidos no meu restaurante.
    Combina muito bem com bacalhau mesmo.
    Quando vier a Vitória, fica o convite para comer o bacalhau que nós preparamos no Porto do Bacalhau.
    Um ótimo domingo e excelente escolha !
    Wivianny Merlo

  2. 2
  3. 3

    Oi Gustavo. Obrigado pela correção, você está certo. Amanhã é que entra o Quinta do Crasto, esse sim do Douro. Troquei as bolas… Já está corrigido no post.
    Um abraço
    Daniel Perches

  4. 4
  5. 5

    Muito bom! Tomei um dessa safra no Natal de 2016, incrível combinação com o Bacalhau, que estava envolvido em azeite e alho com batatas ao murro…uma combinação de um dos melhores vinhos que tomei…indicadíssimo…deixei respirar após aberto por uma hora e meia antes de degustar…

  6. 6
  7. 7

    Ana, o Esporão Reserva Tinto é um vinho bem versátil. Acho que dá pra combinar super bem com uma carne ensopada, um kibe de forno, ou até mesmo um churrasco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>