Escorihuela Gascón Viognier 2009

Estava em busca de um vinho branco para levar para um encontro de família, desses de final de ano, onde cada um leva um vinho que quer e nada harmoniza com nada, sabe? É verdade que a harmonização de pratos e comidas nessas horas fica pra trás, mas é verdade também (pelo menos pra mim) que isso é muito gostoso. Mais do que saber se tal vinho está harmonizando com essa ou aquela comida, o melhor mesmo é ver toda a família reunida, comendo, bebendo vinho e se divertindo.

E foi assim, por recomendação do vendedor da Grand Cru, que eu comprei o Escorihuela Gascón Viognier 2009, um vinho produzido na região de Mendoza (que eu acabei de voltar de lá, mas não tive a oportunidade de conhecer essa vinícola). Seus vinhedos ficam em Agrelo, que é pertinho da cidade de Mendoza e estão a 950 metros acima do nível do mar.

O vinho entregou exatamente o que o vendedor me prometeu: frescor, bons aromas de frutas brancas jovens, ótima acidez, corpo médio e final não muito longo, mas correto.

Gostei muito do vinho. Além de ser correto, me pareceu muito “didático”. E digo didático porque é uma ótima opção pra quem está querendo mudar um pouco e sair das tradicionais Chardonnay e Sauvignon Blanc. A Viognier tem um pouco da característica de cada uma dessas uvas: tem o frescor da Sauvignon Blanc e também o corpo e um pouco dos aromas da Chardonnay.

Então se você quiser provar alguma uva diferente, essa é uma ótima pedida. Os vinhos da Escorihuela Gascón são importados no Brasil pela Grand Cru e esse em específico está em torno de 45 reais.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>