Erta e China 2006 IGT

erta_china_2006_igtMais um belo exemplar da Toscana que foi provado. E aprovado!

O Erta e China é da subregião (ou subzona) de Chianti Rufina, dentro de Chianti. Essa subregião é muito charmosa e bastante conhecida por fazer vinhos longevos e fica no extremo norte de Chianti, acima de Chianti Clássico (já se localizou?).

Esse jovem vinho, que é um corte de 50% de Sangiovese e 50% de Cabernet Sauvignon surpreendeu pelas suas características.

Sua coloração é muito bonita e brilhante, mostrando um rubi intenso. Um pequenino halo de evolução mostrou que o vinho já evoluiu um pouquinho, mas com certeza pode ser guardado por mais alguns anos. Acredito que se esperarmos um pouco, ele ficará ainda melhor.

No nariz, ótimos aromas de frutas vermelhas adocicadas com um toque de carvalho. Seu final é longo e macio. Notei que após algum tempo, ele deixou até um adocicado na boca, que foi bem interessante. Parecia até que tinha um pouquinho de Merlot na composição, mas foi só uma impressão minha.

Ótimo para acompanhar uma carne assada com gordura, como uma costela bovina.

Enfim, um ótimo Chianti Rufina, que custa em torno de 75 reais e é importado pela Decanter no Brasil. Eu sugiro comprar duas garrafas: uma para beber agora e outra para guardar para o ano que vem (ou se agüentar, para 2011). Eu vou tentar, mas não prometo nada!

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

  1. Pingback: VINHOS PARA ACOMPANHAR A BRUSQUETTA DE TOMATE E A LASANHA DE COGUMELOS | Laura Tomás Gourmet

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>