Eisenbahn Lust

Peço licença para falar hoje de uma cerveja. Essa é especial, pois é a primeira cerveja brasileira que é feita através do método Champenoise, ou seja, o mesmo método utilizado para a produção de espumantes, que se tornou famoso em Champagne, na França.

O método champenoise consiste basicamente em uma segunda fermentação. A bebida é produzida e depois de fermentada são adicionadas leveduras na garrafa. Elas fazem a fermentação e depois de algum tempo são retiradas através de resfriamento e corte do gargalo.

A cervejaria Eisenbahn tem se mostrado muito competente na produção de cervejas Premium e inovou novamente com a Lust, que é uma cerveja Ale, com 11,5% de álcool.

Sua garrafa já sugere algo diferenciado, lembrando realmente um espumante. Seu rótulo é simples, mas muito interessante. Confesso que estava curioso para conhecer uma cerveja brasileira que fosse produzida tal qual os grandes espumantes do mundo. Pouquíssimas cervejarias no mundo todo se arriscam nesse processo.

Já ao abrir percebi a força da cerveja. Mesmo tentando segurar a rolha o máximo possível, a pressão na garrafa era bem maior do que os espumantes em geral. Isso acabou provocando uma grande espuma, mas que eu consegui controlar rapidamente.

Em taça mostrou-se uma típica cerveja Ale, com uma coloração amarela turva, complementada por uma perlage fina e persistente e uma espuma bastante volumosa.

No nariz, aroma de frutas com destaque para damasco e uvas passas e um leve tostado.

Em boca, muita cremosidade e boa persistência. Seu amargor é típico das cervejas Ale, mas essa me pareceu ainda mais elegante.

Enfim, uma ótima cerveja, que pode acompanhar tranquilamente alguns aperitivos. Testamos com vários queijos e o que melhor acompanhou foi o provolone. Acredito que outros possam ser bem harmonizados também.

Infelizmente, o preço não ajuda muito. Paguei 80 reais no Brejas, um bar especializado em cervejas Premium em Campinas. Aliás, é um lugar que vale a visita. Pra conhecer, veja o site aqui.

E para os desavisados, “lust” significa “Luxúria” em português.

Abraços

Daniel Perches

lust

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>