DV Catena Syrah-Syrah 2005

dv_syrahQuem conhece os vinhos dessa vinícola argentina, sabe que são considerados quase como símbolos nacionais da vitivinicultura desse país.

E temos que concordar com os argentinos, pelo menos nesse quesito. Os Catena são uma família que sabem realmente fazer bons vinhos.

Esse DV é um “corte” de 2 uvas, mas as duas Syrahs. A idéia é simples, mas bem interessante. Eles pegam uvas de dois lugares diferentes e misturam. Como sabemos, o Terroir é muito importante para o desenvolvimento do vinho, então faz todo o sentido ter uvas de lugares diferentes. E, claro, dá um certo charme ao vinho também.

Começando pela garrafa, que é grande e pesada e passando depois pelo rótulo, que tem fontes e cores que nos lembram grandes vinhos, como o Petrus, por exemplo, já ficamos animados com o que vem por aí. E vem coisa boa!

No nariz, o vinho mostra-se bastante aromático, com uma mescla de frutas negras já bem maduras e um certo adocicado no final, que mostra-se bem equilibrado. Seu álcool é bem trabalhado, quase não aparecendo.

Na boca, um vinho muito equilibrado, redondo mesmo. Seus aromas ficam ainda mais destacados e o final é longo e prazeroso, com taninos bem macios.

Enfim, um ótimo vinho pelo seu preço – em torno de R$ 55,00 – que pode variar um pouco por conta do dólar, já que é importado pela Mistral e lá eles usam o dólar do dia.

Os outros rótulos “DV” também são ótimos, com destaque para o Cabernet, já falado aqui.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>