Douce Folie 2005 – Château La Bastide

douce-folie-2005A região do Languedoc-Rousillon está me cativando cada vez mais. Recentemente bebi um vinho de lá e comentei aqui, pois foi muito bom. Agora provo esse, que também não fica atrás, e pra falar a verdade, é ainda melhor.

Esse é feito com as uvas Grenache, Syrah, Carignan e Merlot, com parcelas iguais para cada uva (ou seja, 25% de cada uma delas).

Na taça, mostrou uma coloração rubi intensa, bastante brilhante e não muito densa, aparentando um vinho bem fresco.

No nariz, aromas de frutas vermelhas com destaque para uma geléia de morango, em companhia de um certo defumado, madeira e alguma especiaria.

Na boca seu frescor foi comprovado, mostrando-se um vinho bastante equilibrado e com taninos suaves. Seu final não é dos mais longos, mas com grande presença.

É um vinho que certamente acompanha bem pratos leves como um frango grelhado ou até mesmo um pernil de porco, com aquelas batatas coradas.

Acredito que o ponto forte desse vinho seja a sua elegância e claro, seu preço, que gira em torno dos 45 reais e é importado pela Decanter. Um ótimo valor para essa qualidade.

Essas boas surpresas francesas têm me animado bastante. Quem sabe não sai em breve um “especial Languedoc-Rousillon”, não é mesmo?

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>