Don Laurindo Comemorativo 80 anos

No Encontro de Vinhos OFF eu tive um grande prazer, que foi poder, depois de tudo terminado, jantar com alguns amigos. Dentre eles estava o Ademir Brandelli, o responsável pela vinícola Don Laurindo, um dos ícones da viticultura no Brasil.

Ademir é figura conhecida e não conheço quem não goste de seus vinhos. São bem feitos e bem cuidados. Foi a Don Laurindo que fez o primeiro Tannat no Brasil. Há controvérsias sobre a data, mas provei um da safra de 1995 (sem passagem por carvalho) da adega dele quando estive no Sul que estava fantástico.

E por conta da comemoração dos 80 anos do Sr. Laurindo Brandelli e 20 anos da vinícola, o Ademir resolveu fazer um vinho comemorativo com as castas representativas da vinícola: Ancellota, Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Tannat.

Tive a oportunidade de provar o vinho na ExpoVinis 2011 e realmente comprovei o que já tinha ouvido falar: o vinho é uma potência! Tem muito tempo de vida ainda e está muito novo. Segundo o próprio Ademir, deve-se guardar esse vinho pelo menos uns 15 anos antes de abrir. Eu não duvido, porque me pareceu muito estruturado para isso.

Mas se você gosta de um vinho que tem muita fruta negra, bastante madeira e um leve toque de terra molhada, pode abrir esse vinho agora. Não vai se arrepender. Eu gosto de vinhos evoluídos, mas também não sei se terei tanta paciência. O que eu posso fazer é contar aqui se eu provar antes. Isso eu prometo! 🙂

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>