Dolcissimo Vendimia Tardia 2004 Viniterra – eu esperava mais

Comprei esse vinho em um dos “saldões” que a Vinea faz. Aliás, acho bem legal essas queimas de estoque que essa importadora promove, pois sempre acho coisas legais por lá.

Tem vinho jovem, vinho mais antigo, vinho que a gente “arrisca”, enfim, tem de tudo.

E como eu gosto de arriscar, acabo comprando muita coisa que às vezes nem é tão boa ou que já passou do ponto, mas que pelo menos pra mim, vale como experiência.

Em uma dessas compras, arrematei 2 garrafas desse Dolcissimo 2004, que é o vinho de colheita tardia da Viniterra, lá da Argentina. Produzido com a uva Viognier proveniente de Lujan de Cuyo (Mendoza), é um vinho que eu realmente esperava mais. Não sei se é porque eu pensava que teria um balanço maior entre acidez e doçura, mas eu achei o vinho um pouco desequilibrado.

E pra mim, vinho de sobremesa (principalmente os late harvest, ou colheita tardia), tem que ter equilíbrio, senão ou fica muito doce ou muito ácido. Achei que esse tinha um bom teor de açúcar, mas não condizia com a acidez dele. Deu  pra entender?

É, sei que não é fácil descrever, mas é mais ou menos isso: sabe aqueles vinhos doces (de sobremesa) que você prova e eles não aguentam o doce que está acompanhando (no meu caso foi uma torta de limão)? Pois é, foi isso que aconteceu com ele. A torta passou por cima e ainda ficou um pouco de amargor no final.

Não é um vinho ruim, pelo contrário. Me parece ser até um vinho interessante, mas acho que precisa de uma boa harmonização. Agora vi no site da Vinea que eles recomendam um cheesecake. Pode até ser, precisaria tentar. Talvez a massa de queijo ajude um pouco.

Se você provar e aprovar, me conte. Quero saber com o que vai bem esse vinho.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>