Dia dos Namorados – harmonizando vinho com fondue de queijo

Se você está em dúvida sobre o que fazer de especial para o Dia dos Namorados, que tal um fondue de queijo? Esse é um prato que vai muito bem em dias frios (como é o caso dessa época) e não é nada difícil de ser preparado, pois se você não quiser fazer a mistura dos queijos, pode simplesmente comprar um daqueles pacotinhos prontos no supermercado, colocar na palena de fondue, esquentar e servir. Simples, rápido, prático e principalmente romântico. Além, é claro, de ser um prato de “alto impacto”, pra impressionar e agradar qualquer namorada ou namorado.

E se você está em dúvida na harmonização, eu sugiro acompanhar com um vinho branco preferencialmente feito com a uva Chardonnay. Se você conseguir achar um que tenha passado por barrica de carvalho, melhor ainda.

Chardonnays com passagem por madeira não são tão comuns de serem encontrados e como nem sempre isso é informado no rótulo, dou aqui uma dica de um que eu gosto bastante, que é o Salton Virtude.

Esse é um vinho brasileiro, produzido na região de Tuiuty, lá no Sul do Brasil. Existem duas safras disponíveis no mercado: a 2008 e a 2009. Na última safra eles deixaram o vinho menos tempo em contato com a barrica, então os seus aromas estão mais frutados. Na boca ele também tem um pouco mais de acidez. Tem gente que não gosta muito de Chardonnay que passa por barrica porque ele tem o corpo muito pesado e pouca acidez, ficando um vinho pesadão pra se beber. Acho que o Virtude 2009 conseguiu corrigir um pouco isso e deve cair muito bem com um bom fondue de queijo.

Fondue e vinho é uma ótima combinação. A dica está dada. Agora o romantismo é por sua conta.

Um abraço e bom dia dos namorados

Daniel Perches

You Might Also Like

0 Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>