Dia dos Namorados chegando – O que harmonizar com um Cabernet Sauvignon?

Dia dos Namorados chegando e você ainda não sabe o que fazer de comida para harmonizar com aquela garrafa de Cabernet Sauvignon que você tem guardado para uma ocasião especial?

Então vamos ver se a gente consegue encontrar algumas idéias para ajudar você a sair dessa cilada o mais rápido possível.

Bem, pra nossa sorte, a Cabernet Sauvignon é uma uva muito versátil e combina com muitos pratos. Prefira uma receita que tenha carne ou que tenha molho vermelho. A carne pode ser grelhada, mas você pode arriscar algo mais complexo como uma carne assada recheada ou até mesmo com molhos como o madeira. Molhos à base de queijos não são a melhor combinação aqui (deixe esses para os vinhos brancos), mas se não tiver jeito, procure então fazer com queijos mais curados e amarelos, que são mais fortes.

Uma boa opção é se fazer um molho bolognesa que pode levar alguns condimentos e também legumes como o pimentão verde, que combina bastante com o vinho. Aí você pode fazer desde um macarrão até uma lasagna, uma massa recheada ou até um risoto. As opções são quase infinitas e você encontra sempre uma boa receita na internet.

Se a sua opção for por carne suína, procure uma que tenha um pouco de gordura. Dá pra usar molho agridoce, mas já provei alguns molhos desse tipo com vinho tinto e posso dizer que não foi mal, mas dependendo de como for feito, vai te dar uma sensação esquisita na boca, então eu sugiro que pelo menos nesse dia você evite.

Carne de frango é bem leve e provavelmente o vinho vai passar por cima. Se a sua companhia estiver procurando um prato mais light faça então uma carne bovina grelhada, acompanhado de legumes.

As pimentas são boas companheiras do Cabernet Sauvignon, mas sempre moderadamente e in natura. Evite aqueles molhos de pimenta, que além de ter muito conservante, deixam a sua boca tão quente que você não vai sentir nem o vinho e nem mais nada. Use pimentas raladas na hora, que são cheirosas e dão um toque especial ao prato.

Evite peixes e frutos do mar se você escolher um vinho tinto. A combinação pode resultar num sabor metálico e desagradável.

Essas são algumas dicas para você usar bem o seu vinho guardado aí nesse dia especial. Falamos da Cabernet Sauvignon por ser a uva mais comum e fácil de encontrar em qualquer ponto de venda de vinho, mas em geral esses pratos combinam também com outros vinhos tintos como Merlot, Tannat, Syrah, etc. Todas essas uvas têm algumas características parecidas que combinam com as mesmas comidas.

Bom jantar e boa comemoração do Dia dos Namorados.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>