D’Alessandro Catarrato 2010

Vinhos feitos com essa uva me chamam a atenção por dois motivos: pela qualidade (em geral) dos vinhos que são feitos com ela e pelo nome da uva. Catarrrato é um nome no mínimo engraçado para uma uva, não acham?

Bem, mas o que importa de verdade é que a Catarrato é uma uva branca, autóctone da Itália e que, como eu disse, tem um bom potencial para fazer bons vinhos.

E eu provei recentemente mais um vinho feito com Catarrato, dessa vez da Azienda Agricola D’Alessandro. Esse é um produtor lá da Sicília, na Itália e que está chegando ao Brasil e está trazendo bons vinhos pra gente. Estive com o produtor que mostrou seus vinhos, que vêm em rótulos coloridos e bem divertidos.

O D’Alessandro Catarrato 2010 é um vinho que tem toques cítricos e minerais bem marcados. É daqueles vinhos que são leves, mas que mostram um pouco de complexidade de aromas. Em geral nós costumamos beber os vinhos brancos mais gelados, mas se você deixar esse vinho numa temperatura mais amena (tipo 10 /12 graus) vai perceber mais aromas, como frutas brancas.

É um vinho que acompanha muito bem um pescado e eu arriscaria até a dizer que dá pra colocar um molho cítrico, mas teria que testar.

Provei com uma pizza de camarão com queijos e ficou muito boa a combinação. O camarão estava leve e sem muito condimento e deu certinho com esse vinho. (prefiro assim. Não é difícil encontrar camarão muito temperado por aí e acho que perde um pouco o charme do marisco)

Os vinhos da Azienda Agricola D’Alessandro são importados no Brasil pela WineLovers.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>