Dal Pizzol Touriga Nacional – um vinho para todo mundo conhecer essa uva

A uva Touriga Nacional é de origem portuguesa e é bastante usada por lá. É certamente uma das mais plantadas naquele país que faz vinhos tão interessantes.

E por aqui também temos dela. Conheço vários produtores que utilizam a Touriga Nacional, seja para compor um vinho (fazer um vinho de corte, com várias uvas) ou seja para fazer um vinho varietal, como é o caso desse Dal Pizzol Touriga Nacional 2013, que vem inclusive com o rótulo dos 200 anos da família, que foi uma grande comemoração.

dalpizzol_Touriga-2013

É um vinho leve, fácil de beber, bem redondo e que por não ter nada exagerado (nem aromas e nem sabores) dá para combinar com uma grande quantidade de comidas. Dá para ir de um pastel de carne até uma costela ensopada.

Com esse vinho, eu ainda ficaria no pastel. Eu provei com uma boa pizza de calabresa e ficou bem legal também.

Se quiser fazer um exercício legal e apurar o paladar, pode comprar um vinho português com a mesma uva e provar os dois juntos, para ver como o solo, o clima e a vinificação interferem no resultado final do vinho.

E para ver mais sobre o vinho e sobre a vinícola, acesse o site deles aqui: http://www.dalpizzol.com.br/

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>