Como foi para mim a Wine South America

Estive na Serra Gaúcha na semana passada para visitar algumas vinícolas, mas principalmente para conhecer e participar da Wine South America, feira que nasceu neste ano, criada pela Milanez&Milaneze, empresa promotora da feira, e subsidiaria do Grupo VeronaFiere, da Itália.

Foram 4 dias de feira –  de 26 e 29 de setembro – com cerca de 250 marcas expositoras, entre elas 100 vinícolas nacionais, que apresentaram seus vinhos, espumantes e sucos para um público qualificado, de compradores focados em negócios. Segundo os organizadores, a Feira Internacional do Vinho registou 6 mil visitantes – provenientes de 25 estados brasileiros e 16 países – um público qualificado e alinhado às propostas de feira. Oportunizou mais de 400 rodadas de negócios pelo Projeto Comprador, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, Sebrae – RS e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de inúmeros encontros de networking envolvendo empresas vinícolas e varejistas nacionais. Também promoveu cerca de 50 conteúdos técnicos (entre palestras e degustações orientadas, por exemplo), que colaboraram para a promoção do conhecimento sobre o mundo do vinho.

O que eu vi lá foi uma feira muito bem organizada, produzida com qualidade e por quem tem know-how. Stands muito bem produzidos e vinícolas e grupos internacionais dispostos a investir no projeto. As atividades paralelas foram também muito bem organizadas e com um bom público.

A promotora já informou que fará a segunda edição em Setembro/2019, que esperamos que seja ainda maior e com mais expositores, mas também com mais público. Não é uma tarefa fácil fazer um evento fora de São Paulo para o trade do vinho, que tem um custo alto de deslocamento/hospedagem para poder visitar.

Senti falta de encontrar mais importadores e traders do mercado. O que vi foi muito mais um público local, mas isso era muito provável que aconteceria, por razões já comentadas acima. Sinceramente, não sei se na segunda edição teremos esse público se deslocando para Bento Gonçalves para visitar a feira, mas sem dúvida, é importante o apoio de todos os entusiastas do vinho para que tenhamos cada vez mais eventos de qualidade no Brasil, sejam para o trade, como para o público final.

Tive a oportunidade de dar os parabéns pessoalmente aos organizadores, mas sinto-me na necessidade de reforçar minhas boas impressões sobre a feira. Que venha um futuro próspero para eles e para o setor.

Um abraço

Daniel Perches

 

Crédito das imagens: Vagão Filmes


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