Colheita 2010 – Estados Unidos

Está chegando a época da colheita no hemisfério norte. Nessa época os produtores ficam bastante ansiosos. É uma época de muito trabalho e cuidado com as uvas, para que elas cheguem sãs às cantinas para serem vinificadas. É necessária uma grande atenção para que os cachos sejam cortados corretamente e bem acondicionados nas caixas de transporte. Qualquer ruptura nos bagos pode ser uma fonte de proliferação de bactérias e que posteriormente podem comprometer até a qualidade do vinho.

E a partir de agora até o final do mês de setembro receberemos muitas notícias sobre como estão indo os trabalhos. Acabo de receber informações de que a colheita nos Estados Unidos, de uma forma geral, tem sido boa, apesar de ter chegado duas ou três semanas antes. Algumas uvas têm sido colhidas agora para a utilização em espumantes e outras estão sendo deixadas mais um tempo, para a produção de vinhos tranqüilos.

Como mencionei no post sobre os vinhos de Jean-Baptiste Audy, o produtor nos contou que em Bordeaux as uvas estão um pouco pequenas, mas que isso não deve ser um grande problema.

Seguimos acompanhando as notícias e esperando que, mesmo com esse clima que está cada vez mais maluco, tenhamos bons vinhos da safra 2010.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>