Você gosta de beber vinhos? Gosta de conhecer novos rótulos? Tem espaço/verba para ter algumas garrafas estocadas em casa? Não tem muito tempo para garimpar nas lojas e importadoras as novidades?
Se você respondeu sim a pelo menos duas dessas perguntas, você está no perfil das pessoas que participam de clubes de vinhos.
Os clubes de vinhos são como programas de fidelidade, onde você se associa e paga uma taxa fixa (que pode ser mensal, bimestral ou até trimestral) e recebe em casa, na periodicidade estipulada pelas regras do clube, algumas garrafas selecionadas pelo Sommelier do clube. Em geral os clubes trabalham com quantidades fixas de 4 ou 6 garrafas por mês.
Essa prática vem crescendo bastante no Brasil e na minha opinião é um reflexo direto do crescimento do interesse pelo vinho.
Além do benefício de se receber em casa, tem-se (supostamente) também a chancela do Sommelier, que vai escolher bem os rótulos para você. Alguns clubes inclusive prometem vinhos diferenciados, que não são encontrados nas importadoras ou nas prateleiras de lojas e supermercados. Dessa forma, você tem aquele vinho de ótima qualidade que talvez não fosse encontrar sozinho.
Os preços são um grande atrativo também. Todos oferecem descontos nos valores dos vinhos em relação ao mercado (que podem variar de 10% a mais de 40%, dependendo da assinatura) e quando o clube está associado a uma loja, os descontos valem também para outros produtos, como acessórios. Há também clubes que oferecem descontos em jantares, degustações e outros eventos.
Tudo muito interessante, mas antes de você sair por aí se associando a algum, vale a pena pensar em alguns fatores:
– Confirme se os vinhos são diferentes ou iguais. Existem as duas possibilidades;
– A associação vai tornar-se um custo praticamente fixo em seu orçamento e muitas vezes essas garrafas vão tomar o lugar da compra de outras que você faria pessoalmente;
– Dependendo da freqüência de entrega, você deverá se programar para a compra de outros vinhos para repor o seu estoque.
Como podem ver, há prós e contras na associação a um clube de vinho. O importante é pesquisar com calma e decidir pelo que melhor se adéqua ao seu estilo. É importante ressaltar também que é possível cancelar as entregas sem nenhum custo (pelo menos os que eu conheço não cobram taxa de cancelamento), portanto você pode testar e se não gostar, cancela. Isso traz a tranqüilidade de que não há período de fidelidade.
Abaixo listei alguns clubes. Vale ressaltar que o intuito desse artigo é esclarecer sobre o assunto e os que estão abaixo representam somente alguns do mercado.
Clube W – http://www.wine.com.br/clubew
VinhoClube (VinhoSite) – http://www.vinhosite.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube
Clube Adega – http://www.clubeadega.com.br
Dioniso Wine Club – http://www.dionisoclubedevinhos.com.br/
Sociedade da Mesa – http://www.sociedadedamesa.com.br/
Wine Express – http://www.winexpress.com.br/
Smart Buy Club (Smart Buy Wines) – http://www.smartbuywines.com.br/
Winelands – http://www.winelands.com.br
Um abraço
Daniel Perches
*Esse artigo foi publicado também no Jornal Bleh e no Portal Itu.com.br
Dani, que idéia genial!, adorei!!!!!
bjs
Thais
Oi Thais, que bom que gostou. Mas é bom pesquisar bem antes de se associar. 🙂
Beijo
Daniel
Daniel…
Sinceramente acho que os clubes inviáveis não pelo preço que é interessante, mas por causa da quantidade. Conheço muita gente que não assina por isso, não consegue consumir 4 a 6 garrafas do mesmo vinho ou de 2 tipo apenas. E se não gostar do vinho?
Eu mesmo já participei de um clube de vinho com um amigo. Assinamos o clube do vinho em dupla, dividindo o custo e as garrafas.
Foi uma boa saída.
abs!
Ale
Daniel,
Se me permite uma contribuição, estes dias estava refletindo com uns amigos sobre clube de vinho ou degustações dirigidas e tiramos algumas conclusões:
1 – se em sua cidade não existem instituições que façam degustações como a ABS-SP os clubes de vinho se tornam ainda mais relevantes.
2 – se sua agenda não lhe permite comparecer aos eventos os clubes de vinho se tornam ainda mais relevantes.
3 – Mas se você pode comparecer aos eventos com um orçamento próximo ao investimento nos clubes, você pode degustar mais de 20 rótulos por mês e comprar apenas o que gostar.
O importante é degustar e aprender.
O que temos feito com sua ajuda.
Um brinde
Denys Roman
Cave Antiga
http://www.caveantiga.com.br
http://www.twitter.com/caveantiga
http://www.facebook.com/vinicolacaveantiga
Denys, obrigado pela contribuição. Realmente é uma boa linha de raciocínio. Aí só faltou “ter sorte das degustações terem vinhos acessíveis”, né? 🙂
Abraços
Daniel
Concordo com você. Ficar com 4 garrafas do mesmo vinho pode se tornar um problema em poucos meses. E sabemos que o gostoso mesmo é provar vinhos diferentes.
Eu estou usando a minha assinatura de um clube para estocar vinhos “bons” para algumas ocasiões, mas em breve vou ter que parar.
Abraço
Daniel, sou sócio da sociedade da Mesa, e a dica é a seguinte: pesquiso antes do envio da seleção, em blogs, sites, a qualidade dos vinhos selecionados. Quando desconfio, ou se tenho estoque grande em casa, bloqueio o pedido daquele mês pelo site mesmo. Nem preciso ligar. Enquanto as seleções, na Sociedade da Mesa, sempre é possível combinar as caixas com 2×2 ou até com 2x1x1. Ou seja, escolho 2 da seleção nova, para caso de não gostar da seleção. E peço mais duas ou mais uma de cada seleção anterior em estoque que eu gostei…
O que achas?? E aquele rosado o Gran Feudo que vc ia pedir?? Gostou??
Rodrigo, essa é uma boa dica. Acho que vou adotar.
Ainda não pedi o rosado. Vou pedir para o próximo mês.
Abraços
Daniel
Olá Daniel, estou indo para a Itália para trazer vinhos para alguns amigos que se propuseram a comprar alguns rótulos especiais. Gostaria de saber se você ou seus amigos têm interesse em comprar algum vinho especial de lá? Devo viajar no mês de agosto.
Olá Marcelo, tenho interesse sim. Como é o esquema?
Abs
Daniel
Os clubes citados no artigo permitem escolher entre 4 e 6 garrafas, o que é muito para algumas pessoas. Acabei de descobrir o wine.com.br, onde o associado pode optar por receber apenas 2 garrafas por mês.
Krishna
Eu conheço o clube Wine e gosto bastante.
Abraços
Daniel
Fala amigo, bom dia,
Belo post, mas o endereço do Clube da Wine tá desatualizado. O certo é esse daí:
http://www.wine.com.br/clubew
abraços
Bruno, obrigado. Já corrigi.
olá
tenho pesquisado,qual seria melhor custo beneficio??agradeço
Louise, custo X benefício é um quesito muito particular, pois depende bastante do seu gosto.
Atualmente eu estou com o pessoal da Winelands e tenho gostado muito. Paga-se R$ 200,00 por mês e recebe 4 garrafas, sempre diferentes e de países diferentes também.
Dá uma olhada lá e veja o que acha.
Abraços
Daniel
Boa tarde Daniel,
Um boa e esclarecedora informação sobre os clubes, nos estaremos lançando o nosso no próximo mês, com a possibilidade de 2 garrafas e também com a possibilidade de compra telefônica para os sócios, assim se gostar da seleção pode pedir algumas garrafas a mais que serão entregues junto com a próxima seleção.
Outra novidade são os descontos em lojas parceiras e também a possibilidade de dar um um mês de assinatura de presente para aquele amigo ou familiar que é um apaixonado por vinho.
Bom Daniel o nosso clube se chama mais que vinho clube e o nosso site é o http://www.maisquevinho.com.br
Um abraço,
Carlos Farabello
Legal, mantenha-nos informado.
Abraços
Daniel
Daniel,
Você está gostando da WineLands? Estou querendo experimentar algum Clube do Vinho e estou me decidindo ainda qual escolher.
Grato,
Arnaldo.
Arnaldo, estou gostando sim. O que mais me agrada é que eles mandam um país por mês e na caixa vem 1 espumante, 1 branco, 1 rosé e 1 tinto. Gosto dessa diversidade.
Abraços
Daniel
tenho varios amigos que fazem parte deste seleto club, quero tambem ser socio/ como proceder?
Silvio, você deve entrar em contato com cada um dos clubes. Os sites estão no post.
Abraços
Daniel
Daniel, como vai tudo bem? adorei seu blog, parabéns..
estou querendo me associar em clube de vinhos.. algo ai na faixa de 150 a 200,00 mensais, para 3 ou 4 vinhos… ou seja, pelo que vi, um bom clube fica na faixa de 50 a 60,00 por vinho…. como gosto de experimentar novos vinhos (e nao sou nenhum grande entendido), nao gosto do esquema de clubes que mandam vinhos repetidos.. estou na duvida justamente do SmartBuy x Winelands x Clube Dionisio… vi que vc esta no Winelands.. mas meu medo é , sendo ainda um principiante, talvez na Smart ou no Dionisio tivesse uma variedade mais “tradicional” (chile, eua, argentina,italia,etc) do que no winelands (muitos paises). Se puder gostaria da sua opiniao.. obrigado!
Marcelo, agora vi sua mensagem. Eu gosto de provar vinhos de outros países e acho que isso faz parte da formação de um bom enófilo. Não acho que precise ter medo de provar vinhos de outros países fora do eixo mais conhecido. Pelo contrário, se provar vai ver que vai começar a sentir as diferenças mais rápido. Dos que citou, eu ainda fico com o da Winelands, mas um muito bom é o da Wine, como te falei por twitter. Você acaba tendo um outro benefício que é o desconto na compra de outros vinhos e eles têm um portfólio fantástico, então fica legal.
Espero que consiga se decidir.
Abraços
Daniel
ADEGA CONSERTO ..conserto ADEGA CONSERTO DE ADEGA … ou placa temos todo material ,nacional ou importada .conserto com eficiencia.rapido e pratico. enviamos peças e recebemos sua placa para reparo em todo brasil CONSERTO EM DOMICILIO COM GARANTIA DE 120 DIAS TEMOS TODO MATERIAL ,NACIONAL OU IMPORTADA..RAPIDO PRATICO E EFICIENTE! .EM TODOS CONSERTOS REALIZADOS ,FAZEMOS A MANUTENÇAO GERAL DO APARELHO .garantia de 120 dias (21)31684542 (21)991313532 claro( 21) 972569823 vivo ADRIANO.
Olá sou dono de um restaurante e preciso consertar minha Adega Climatizada, acredito que o compressor dela venha apresentando problema, adega climatizada para 300 garrafas, qual o valor para conserto ?