Você gosta de beber vinhos? Gosta de conhecer novos rótulos? Tem espaço/verba para ter algumas garrafas estocadas em casa? Não tem muito tempo para garimpar nas lojas e importadoras as novidades?
Se você respondeu sim a pelo menos duas dessas perguntas, você está no perfil das pessoas que participam de clubes de vinhos.
Os clubes de vinhos são como programas de fidelidade, onde você se associa e paga uma taxa fixa (que pode ser mensal, bimestral ou até trimestral) e recebe em casa, na periodicidade estipulada pelas regras do clube, algumas garrafas selecionadas pelo Sommelier do clube. Em geral os clubes trabalham com quantidades fixas de 4 ou 6 garrafas por mês.
Essa prática vem crescendo bastante no Brasil e na minha opinião é um reflexo direto do crescimento do interesse pelo vinho.
Além do benefício de se receber em casa, tem-se (supostamente) também a chancela do Sommelier, que vai escolher bem os rótulos para você. Alguns clubes inclusive prometem vinhos diferenciados, que não são encontrados nas importadoras ou nas prateleiras de lojas e supermercados. Dessa forma, você tem aquele vinho de ótima qualidade que talvez não fosse encontrar sozinho.
Os preços são um grande atrativo também. Todos oferecem descontos nos valores dos vinhos em relação ao mercado (que podem variar de 10% a mais de 40%, dependendo da assinatura) e quando o clube está associado a uma loja, os descontos valem também para outros produtos, como acessórios. Há também clubes que oferecem descontos em jantares, degustações e outros eventos.
Tudo muito interessante, mas antes de você sair por aí se associando a algum, vale a pena pensar em alguns fatores:
– Confirme se os vinhos são diferentes ou iguais. Existem as duas possibilidades;
– A associação vai tornar-se um custo praticamente fixo em seu orçamento e muitas vezes essas garrafas vão tomar o lugar da compra de outras que você faria pessoalmente;
– Dependendo da freqüência de entrega, você deverá se programar para a compra de outros vinhos para repor o seu estoque.
Como podem ver, há prós e contras na associação a um clube de vinho. O importante é pesquisar com calma e decidir pelo que melhor se adéqua ao seu estilo. É importante ressaltar também que é possível cancelar as entregas sem nenhum custo (pelo menos os que eu conheço não cobram taxa de cancelamento), portanto você pode testar e se não gostar, cancela. Isso traz a tranqüilidade de que não há período de fidelidade.
Abaixo listei alguns clubes. Vale ressaltar que o intuito desse artigo é esclarecer sobre o assunto e os que estão abaixo representam somente alguns do mercado.
Clube W – http://www.wine.com.br/clubew
VinhoClube (VinhoSite) – http://www.vinhosite.com.br/clube-do-vinho-vinhoclube
Clube Adega – http://www.clubeadega.com.br
Dioniso Wine Club – http://www.dionisoclubedevinhos.com.br/
Sociedade da Mesa – http://www.sociedadedamesa.com.br/
Wine Express – http://www.winexpress.com.br/
Smart Buy Club (Smart Buy Wines) – http://www.smartbuywines.com.br/
Winelands – http://www.winelands.com.br
Um abraço
Daniel Perches
*Esse artigo foi publicado também no Jornal Bleh e no Portal Itu.com.br
Deixe um comentário