Clos Torribas Tempranillo Crianza 2004

Há algum tempo venho querendo experimentar esse Clos Torribas, da Pinord.

É um Crianza, feito com 90% de Tempranillo e 10% de Cabernet Sauvignon (segundo o que consegui encontrar na internet, mas não confirmei com o produtor) e que está na lista dos top 100 best buys da Wine Spectator.

Enfim, garrafa aberta e vamos à degustação. Sua cor rubi e lágrimas relativamente rápidas demonstram sua característica de um “tempranillo Crianza” típico.

Aromas de morango, especiarias e de algum empireumático. Até aí, tudo certo, mas logo me veio um aroma de SO2 que me deixou preocupado. Aliás, não só preocupado, mas também ressabiado, pois quando bebo algum desses que vêm carregado com essa substância, já sei que no dia seguinte terei aquela dor de cabeça gigante (não importa se eu tomar duas taças ou dez…).

O aroma de SO2 persistiu até o fim, me deixando um pouco desanimado com o vinho, mas quero acreditar que eu fui “sorteado” de alguma forma, pois li vários relatos na internet sobre esse vinho e ninguém citou nada parecido e só vi elogios ao vinho.

Espero estar enganado e não desistirei. Comprarei outra garrafa, do mesmo ano, pra tirar a prova. Em breve, conto aqui.

Abraços

Daniel

You Might Also Like

9 Comentários

  1. 1
  2. 2

    Oi Alex
    Infelizmente não tive oportunidade ainda de provar novamente esse vinho, mas espero fazer isso em breve e te mantenho informado.
    Um abraço
    Daniel Perches

  3. 3

    Olá
    Estava procurando informações sobre este vinho para o meu gerenciador de adega e encontrei seu site.
    Tomei este vinho, mas a safra era 2005. Sem dúvida que a informação contida nele e com a qual é vendido o vinho dá uma impressão boa.
    Ao contrário do que se disse eu gostei do vinho. Foi a segunda compra. Não senti o SO2 que você citou e os aromas que saem da taça, sobretudo de ameixa e um pouco de especiarias, era agradáveis. O final de médio pra longo agrada. É um vinho de corpo médio, que pelo custo benefício é uma boa compra.
    Abraços

  4. 4

    Olá Rodrigo
    Obrigado pelo comentário e que bom que você gostou do vinho. Estou cada vez mais convencido de que peguei uma garrafa ruim (e isso acontece, não é mesmo?). Vou provar novamente esse vinho, porque além de você, outros já me falaram bem dele e não sentiram nada de SO2. Preciso averiguar!
    Um abraço
    Daniel

  5. 5

    Caro daniel,

    Não tenho um conhecimento ainda profundo em vinho a ponto de dizer exatamente o perfil do mesmo nem muito menos de identificar “bouquet” ou algo do gênero, mas senti sim muito perfil amadeirado neste vinho e uma leveza fantástica!

    Abri uma garrafa ontem (02/06/11), comprada no Pão de Açúcar (encontrado muito facilmente) e posso te garantir que realmente você foi premiado, pois o vinho é maravilhoso!

    Gde abraço

  6. 6
  7. 7

    Tomei hoje um Clos de Torribas Crianza 100% Tempranillo. Excelente, nenhum traço marcante de SO2 , embora na própria garrfa haja a indicação desse conservante.
    Ótimo vinho!

  8. 8
  9. 9

    Otavio

    Realmente eu devo ter dado azar, pois vários já me comentaram que não encontraram esses traços que estavam tão evidentes na minha garrafa. Está na minha lista para provar novamente.
    Obrigado pela informação.
    Um abraço

    Daniel

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>