Clos de Lupe 2007 #cbe

A Confraria Brasileira de Enoblogs é uma confraria virtual, com blogueiros do Brasil inteiro participando. A idéia é simples: cada mês um dos confrades indica um vinho, todos desgustam durante o mês (no seu tempo) e publicamos todos juntos, no dia 01.

Dessa vez o nosso amigo Deco Rossi (www.r7.com/enodeco) sugeriu um tema muito interessante: Pinot Noir até 100 reais.

A Pinot Noir é uma casta francesa que gera vinhos muito elegantes. Na Borgonha, França, é onde tem a sua maior expressão, e onde temos os grandes vinhos produzidos. Vinhos de grande longevidade (podem ser guardados por décadas) e também de valores bem altos.

Como recentemente provei alguns vinhos feitos com essa uva da Argentina e do Chile, resolvi dessa vez partir para o mais tradicional. Provei o Clos de Lupé, que é  um vinho feito 100% com a Pinot Noir na região da Borgonha. Importado pela Vinea, chega para nós por 89 reais. Seu rótulo é bem imponente e trabalhado, o que já me gerou uma boa expectativa.

Com uma coloração não muito intensa, mostrou-se jovem, praticamente sem halo de evolução. No nariz, grande tipicidade: frutas vermelhas com destaque para a cereja, leve toque amadeirado (e esse vinho passa incrivelmente por 16 meses em barricas de carvalho) e um pouco de herbáceo.

Em boca, inicialmente, me preocupou um pouco algo “estranho” no seu final, parecendo um amargor. A impressão foi tirada ao comer com um risoto à parisiense, que harmonizou muito bem com o vinho, trazendo complexidade na boca, que estava faltando quando provei ele sozinho.

É um bom exemplar de um vinho da Borgonha, com um preço acessível. E se posso deixar uma dica, acho que ele pode ser bebido um pouquinho mais gelado do que o normal, talvez aos 14 graus.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

2 Comentários

  1. 1

    Grande Daniel,

    Excelente opção para aqueles que dizem não existir bons Pinots da Borgonha por menos de R$100,00.

    Ainda não conhecia este vinho e, com certeza, degustarei-o em breve!

    Um Abraço,
    Gustavo
    http://www.enoleigos.com.br

  2. 2

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>