Chianti Colli Senesi Riserva DOCG 2003

colli_senesi

Prato do dia: espaguetti com molho sugo e polpetone.
Comida decidida, eu tinha que partir para a busca de um vinho que acompanhasse esse clássico italiano à altura.

Foi então que eu decidi por esse Chianti Riserva, da Região da Toscana, feito com Sangiovese e Merlot, da safra 2003, que foi muito boa para essa região.

Com uma coloração já partindo para o granada, mostrou-se mais evoluído do que eu imginava que seria, pois sempre pensamos que os Chiantis de boa qualidade são muito longevos.

No entanto, no nariz mostrou uma jovialidade maior do que tinha na sua aparência. Frutas vermelhas em geléia, contrastando com um aroma de tabaco e madeira, com um leve toque de especiaria.

Em boca, muita maciez e sutileza. Bastante redondo, com taninos bem domados e final prazeroso, sem nenhum amargor.

É um vinho que, como falei, acompanha bem uma massa ao sugo ou feita com molho de tomate. Deve também fazer uma boa harmonização com uma carne recheada e bem temperada, como um lagarto, por exemplo.

Importado pela Vinea, é um vinho que custa em torno de 130 reais. Sabemos que os Chianti são, em geral, um pouco mais caros, então dentro do que estamos acostumados a pagar por esse tipo de vinho, acredito que esteja dentro da faixa correta.

Pra quem gosta de vinhos mais evoluídos, esse é uma boa pedida. Vale provar.

Um abraço

Daniel Perches

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>